HOSPITAL DE GRAMADO
Entidade de Santa Cruz do Sul, que possui vasta experiência em administração hospitalar, passa a gerir a casa de saúde de Gramado no ano de 2025!
A Administração Municipal de Gramado, por meio da área de Compras e Licitações, concluiu o processo licitatório para contratação emergencial da empresa que será responsável pela gestão do Hospital Arcanjo São Miguel, no ano de 2025. O contrato, emergencial, tem vigência de um ano, sendo que o processo licitatório definitivo será executado neste período, tendo prazo de cinco anos, prorrogável por igual período. Ao todo sete empresas da área da saúde foram consultadas para o certame e duas apresentaram propostas com a documentação adequada. A análise, tanto da documentação quanto da qualificação técnica, foi realizada por uma ‘Comissão de Contratação’ composta por profissionais da saúde e por servidores da Área de Licitações da Prefeitura.
A empresa vencedora foi a Sociedade Caritativa Beneficente Ana Nery, grupo de Santa Cruz do Sul, que possui vasta experiência em administração hospitalar, estando à frente da gestão de casas de saúde em outros municípios do Estado como Rio Pardo, Cachoeirinha, Alvorada e Santa Cruz. Com o resultado a Prefeitura de Gramado encerra o período de intervenção junto ao Hospital Arcanjo São Miguel. No entanto, o prefeito Nestor Tissot tranquiliza a população, ressaltando que todos os atendimentos e serviços prestados, tanto no SUS – Sistema Único de Saúde como em alas particulares, serão mantidos e aprimorados. “Estou convicto de que tomamos a atitude correta ao comprar o São Miguel e muito contente em ter um grupo com a credibilidade do Ana Nery atuando aqui em Gramado. Com o apoio do poder público e uma gestão técnica, tenho certeza de que vamos conseguir ampliar a estrutura do nosso hospital, além de qualificar e implantar novos serviços”, projeta o prefeito Nestor Tissot.
Entre os diversos certificados e premiações conquistadas pelo grupo Ana Nery, destaca-se o selo ‘Nível 1’ da Organização Nacional de Acreditação (ONA), um método de avaliação e certificação que busca, “por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde”.
Mariana Reis, Procuradora do Municipio de Gramado.
FILANTROPIA
A contratação emergencial para gestão do Hospital Arcanjo São Miguel, aconteceu pela necessidade de manter a filantropia, o que possibilita manter o atendimento SUS e captar recursos públicos, municipal, estadual e federal, emendas e projetos do Ministério da Saúde. O Município de Gramado não tem filantropia e utiliza até 31/12 /24 a do hospital das Irmãs de Santa Maria, antigas proprietárias.
A Procuradora Geral do Município de Gramado responde a nossas dúvidas: ‘’O Município adquiriu o hospital, que era da SEFAS, a qual trata-se de uma entidade filantrópica. Desde a aquisição buscávamos outra entidade filantrópica para gerir o hospital. A filantrópica facilita a captação de recursos públicos, mas especialmente representa redução de custos em razão das isenções fiscais”, esclarece a Procuradora. O contrato emergencial foi a alternativa encontrada até a conclusão da licitação, quando a empresa vencedora atuará por 5 anos, renováveis, diz Mariana.
LICITAÇÃO
Questionamos sobre a licitação, se será por preço somente, pois temos tido experiências não muito positivas através dos eventos da Gramadotur. A procuradora esclarece: “ Não, porque é definida pontuação. O preço é um dos requisitos, mas não é determinante. A qualidade técnica, os serviços prestados, as certificações internacionais pontuam mais” diz Mariana.
“Como há, a modalidade preço e técnica, isso nos dá segurança para que só permaneça na competição as empresas que tenham a qualidade de serviços e expertise desejada, afastando más gestoras” finaliza Mariana.
Contratação direta, que é a escolha pelo Município, só é possível se não há concorrência, esclarece ela.
Comments