CONSULTA PARA PLANEJAMENTO
Existem momentos em que temos a oportunidade de falar, de expressar nossos sentimentos e expectativas sobre o lugar onde moramos ou frequentamos. A Secretaria de Turismo de Gramado abre este espaço, o momento é agora. Esta é uma consulta para todos: moradores, veranistas, turistas, visitantes de um dia, fornecedores, trabalhadores, sem restrição. Responda e encaminhe para sua equipe, seu hóspede, seu amigo, seu fornecedor, para quem frequenta Gramado. Juntos somos mais! Obrigada! Tela Tomazeli-Editora
![Gramado, RS](https://static.wixstatic.com/media/7902bb_aee36e4cc1654196863459af5f8e8ff8~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/7902bb_aee36e4cc1654196863459af5f8e8ff8~mv2.jpg)
A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Turismo, faz uma consulta popular com a comunidade e os turistas para planejar a Gramado do Amanhã.
O município dá início a uma parceria com a consultoria internacional Bloom Consulting, especializada em City Branding, metodologia que discute junto com a população e os próprios usuários novas formas de uso e ocupação dos espaços públicos, captando ideias e percepções de possíveis melhorias.
Durante toda a semana, entre os dias 12 e 15 de dezembro, serão realizadas ações nas ruas em pontos estratégicos da cidade, hoje um dos TOP 5 Destinos Turísticos do Brasil, para ouvir moradores e visitantes. Em 2023, Gramado recebeu mais de 8 milhões de turistas de todo o país.
“Vamos ouvir moradores, visitantes, empresários, comerciantes, gestores e todos que se relacionam de alguma maneira com Gramado. A ideia é ampliar a conexão das pessoas com a cidade, envolvê-las neste planejamento, reforçando nosso compromisso com um turismo cada vez mais forte e sustentável. É uma medida importante para a consolidação de uma Gramado cada vez mais resiliente e conectada o futuro”, destaca Ricardo Bertolucci, secretário de Turismo de Gramado.
Gramado/ RS. Crédito: Divulgação Prefeitura Municipla de Gramado
GRAMADO DO AMANHÃ
Comunidade e a gestão pública em uma grande cocriação com o objetivo de entender as percepções e expectativas de moradores, visitantes, empresários, comerciantes, gestores e todos que se relacionam de alguma maneira com a cidade.
Período: 12 a 15 de dezembro
Dinâmica: Painéis de post its em pontos estratégicos da cidade, assim como painéis eletrônicos que estimulam as pessoas a responderem perguntas sobre o que Gramado tem de positivo e o que merece um novo olhar de mudança.
Entrevistas orgânicas: a equipe da consultoria percorre os principais pontos da cidade e regiões e realiza diversas entrevistas com moradores, turistas e visitantes colhendo percepções. Na abordagem orgânica também ocorre muita observação que envolve explorar tanto a forma espacial, quanto o comportamento das pessoas neste lugar específico, como as pessoas vivem e visitam - a fim de identificar, a identidade existente.
PROGRAMAÇÃO E LOCAIS DO ENGAJAMENTO NO FUTURISMO ESTRATÉGICO DE GRAMADO
● 12/12 quinta-feira:
18h30 às 20h – Nativitaten no Serra Park
● 13/12 sexta-feira:
13h30 às 15h30 – Rua Coberta
17h às 19h – Vila de Natal Praça das Etnias
● 14/12 sábado:
8h às 10h - Feira de agricultores da Praça das Etnias Centro
10h30 às 12h30 – Clube Azaléia
● 15/12 domingo:
10 às 12h – Lago Joaquina Rita Bier
15h às 17h - Vila Olímpica Várzea Grande