Estado financia reforma do Theatro São Pedro
- Tela Tomazeli | Editora
- 24 de mar.
- 2 min de leitura
CULTURA
Obras garantirão acessibilidade e segurança ao mais célebre palco da cena artística gaúcha. Enquanto isso, Teatro Simões Lopes Neto abrigará eventos culturais em Porto Alegre

Na noite deste domingo (23/3), o governador Eduardo Leite marcou presença no Theatro São Pedro para prestigiar o último espetáculo antes do fechamento temporário da instituição para reformas. O recital de piano em homenagem à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), com a pianista Simone Leitão, encerrou uma era no mais icônico palco da cultura gaúcha, que agora passará por um processo de modernização essencial para sua preservação.
“O São Pedro fecha temporariamente suas portas para, em breve, reabri-las a um futuro ainda mais brilhante e triunfante. É um trabalho essencial para preservar nosso amado Theatro e torná-lo ainda mais inclusivo, moderno e seguro para receber as gerações que manterão vivo o legado, a história e as belezas da arte no Rio Grande do Sul", afirmou o governador.

Novo teatro recebe programação durante as obras
Enquanto o Theatro São Pedro passa por sua renovação, os grandes espetáculos de sua programação serão transferidos para o Teatro Simões Lopes Neto, que será inaugurado no dia 27 de março. O novo espaço é a última etapa do Complexo Multipalco. O projeto histórico, sonhado pela eterna guardiã do Theatro, Eva Sopher, expande a estrutura cultural do Estado e oferece mais alternativas para o fomento das artes cênicas no Rio Grande do Sul.
A construção do Teatro Simões Lopes Neto contou com um aporte de R$ 24,5 milhões do governo, consolidando-se como um dos marcos da atual gestão no campo da cultura. Com essa entrega, Porto Alegre ganha um novo palco moderno e versátil, garantindo que a cena artística gaúcha continue a prosperar mesmo durante o período de reformas no São Pedro.
“Vivemos um momento de reconstrução e renovação, e a cultura desempenha um papel fundamental nesse processo. Nosso compromisso com as artes vai além da defesa da identidade do nosso povo: ele se traduz no governo com o maior volume de investimentos das últimas décadas, que asseguram o futuro dos nossos espaços culturais”, enfatizou Leite.
Ao final do espetáculo, o governador convidou o público para uma despedida temporária diante da fachada do Theatro São Pedro. Leite ressaltou que o fechamento para a obra não representa um adeus, mas um passo necessário para sua continuidade como referência cultural do Rio Grande do Sul. "Com as reformas e a inauguração do novo teatro, o Estado reafirma seu compromisso com a valorização da arte e a preservação do patrimônio histórico gaúcho", finalizou o governador.
Texto: Carlos Ismael Moreira/Secom
Edição: Secom
留言