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Estudos para nova concessão do transporte público de Gramado

Foto do escritor: Tela Tomazeli | EditoraTela Tomazeli | Editora

MOBILIDADE URBANA

Sistema proposto prevê melhorias na frota, modernização dos serviços, aumento do número de viagens diárias, ampliação de linhas e a redução da tarifa!



EDITORIAL

A Prefeitura Municipal de Gramado tem que entrar com subsídios, caso contrário não irá viabilizar nenhum empresa, nem para participar da licitação, e isto é realidade.


O estudo de viabilidade fala sobre mídia interna e externa nos ônibus, como fonte de renda. Questiono a mídia interna através de painéis com imagens e falas. Isso pode virar um transtorno aos passageiros, que cansados, ainda devem ter o ruido no seu ouvido.


Questiono a não presença do turista no projeto. O estudo deveria ter contemplado, até porque, em algumas rotas temos hotéis e pousadas. Quando se fala em infraestrutura, deve-se contemplar o morador e entender se é possível contemplar o visitante. Isto é básico. Um não exclui o outro, pelo contrário, quanto mais convivência mais o destino se aproxima de uma experiência real. Tomemos como exemplo a saúde e a segurança.


Uma questão importantíssima levantada pelo vereador Pedro Lazaretti é sobre os alunos das escolas do municipio passarem a utilizar o transporte público, ao invés do transporte escolar, como é atualmente. O projeto prevê que o município, ao invés de pagar o transporte particular, invista no transporte público para locomoção dos alunos. É fundamental, e o vereador trata da questão, uma análise de idade, por várias questões. Aqui me vem algumas como: atravessar a rua; a importunação infantil dentro do coletivo (realidade de hoje), como garantir que a criança chegou na escola. Ou seja: qual é a idade certa para que a criança ou o jovem pegue o transporte sozinho? Poderia, se em outro lugar, não ter esta atenção mas, é uma prerrogativa que, ao que conheço, o prefeito Nestor não abrirá mão, a segurança das crianças.


Seguimos: a questão dos horários das escolas, isso foi colocado pelo Secretario Tiago Procópio, que é uma questão que buscam solução, pois a rede municipal tem um horário e a estadual outro ( e já usa o transporte público). Aqui poderia-se questionar: Mas se a rede pública estadual usa o ônibus, qual a dificuldade da rede municipal utilizar? Cultura minha gente. Pais, responsáveis e alunos estão acostumados com esta rotina e, tirar o que já foi conquistado não será uma tarefa fácil.


Também é importante entender os turnos e horários das demandas das pessoas que trabalham, não me pareceu ter sido muito aprofundado. A redução da frota aos finais de semana também ficou vaga.


A empresa responsável pelo projeto (veja PDF abaixo), acredita que a qualidade dos veículos, alguns com ar condicionado e o preço da passagem, em qualquer rota e tipo de ônibus ou micro, será de R$ 4,00, vai acabar trazendo o usuário. É uma expectativa, não uma realidade. Veja no PDF (abaixo) os dados no passar dos anos. Mas é importante entender que vivemos em outros tempos e, em muitos momentos foi puxado pela mesa que conduziu a Audiência,'quantas pessoas usaram o transporte coletivo e se formaram no colégo, no passado'. Gramado não é mais o passado. O que temos dele são referências, mas é fundamental entender que as pessoas mudaram. Gramado, como mesmo diz o prefeito Nestor Tissot 'é de todos', e todos são hoje habitantes que aqui vivem com suas culturas e demandas. Gramado tem que olhar a sua infraestrutura de forma aguçada, perspicaz. Uma coisa é preservar o legado, outra coisa é entender a demanda que hoje é diversa.


A viabilidade de ter empresas de transporte participando da licitação ficou assim entedida, na minha cabeça: subsídio da Prefeitura; rede escolar utilizando o transporte público; midia nos veículos; expectativa de preço da passagem e frota aualizada ( hoje é 14, a proespecação é para que seja de 8 anos) trará de volta o usuário.


E, para não ficar fora do tom do autoelogio, que tomou boa parte do tempo da Audiência Pública, parabéns aos envolvidos.


Tela Tomazeli

Editora


Audiência Publica sobre transporte, apresenta projeto
Audiência Publica sobre transporte, apresenta projeto. Crédito: Divulgação

A Administração Municipal de Gramado, por meio da Secretaria de Trânsito e com o apoio da empresa Locale Trânsito e Transporte, promoveu na noite de quarta-feira (10), no auditório da Câmara de Vereadores, uma audiência pública com o propósito de apresentar os estudos e o projeto básico para o processo licitatório de concessão do novo transporte coletivo urbano e rural do município. O encontro, que foi conduzido pelo secretário titular da pasta, Tiago Procópio, também teve como objetivo ouvir as demandas da comunidade e os anseios dos usuários do sistema. A explanação técnica ficou a cargo do engenheiro civil Paulo Monteiro, sócio-diretor da Locale, que apresentou dados do atual cenário do transporte público e as necessidades apontadas pelos estudos para melhora do serviço prestado à população, assim como indicadores para a viabilização financeira do processo.



Na abertura da reunião, o secretário de Trânsito, Tiago Procópio, lembrou das dificuldades enfrentadas durante a pandemia do Coronavírus, quando o serviço teve uma queda de 70% dos usuários, uma realidade enfrentada por Gramado e pela maioria das cidades. Procópio recordou que o transporte municipal segue funcionando da mesma forma há quase 50 anos, afirmando que este novo processo será um marco na história de Gramado. “A cidade cresceu e precisamos cumprir a legislação! É o ponta pé inicial para melhorarmos e modernizarmos o serviço, de forma transparente e com a participação da comunidade”, destacou o secretário.



SISTEMA PROPOSTO

O novo sistema proposto prevê melhorias na frota, modernização dos serviços, aumento do número de viagens diárias, ampliação de linhas e a redução da tarifa, que passará de R$ 4,90 para R$ 4,00. A quilometragem mensal dos ônibus também deve ter um salto de 71.371 km mês, para 104.829 km mês, representando um crescimento de 47%. O custo mensal deve girar em torno de R$ 849.167,49, contando com um subsídio médio de R$ 578.407,49 por parte do Poder Executivo, valor este que pode ser reduzido com o aumento do número de usuários devido a qualificação e eficiência do serviço.



O projeto também prevê a adequação das rotas do transporte escolar, para que possam ser atendidas pela empresa vencedora da licitação. A medida representará uma economia de cerca de R$ 4 milhões por ano. “Se esse valor for aplicado no transporte público, vamos conseguir equacionar as contas”, projeta o secretário Tiago Procópio. Outro aspecto financeiro favorável será a exploração de espaços publicitários nos ônibus, que poderão ser utilizados para subsidiar o transporte municipal. O tempo previsto para concessão será de 10 anos, podendo ser prorrogável por igual período, estando à critério do poder público municipal.



Audiência Publica sobre transporte, apresenta projeto.




Procuradora Adjunta do Município, Caiene Pereira Rodrigues; Presidente da Câmara de Vereadores, Ike Koetz; Secretario de Trânstio e Mobilidade Urbana, Tiago Procópio; engenheiro civil Paulo Monteiro, sócio-diretor da Locale. Crédito: Divulgalção

Contato para enviar questionamentos e sugestões: transito@gramado.rs.gov.br



OPINIÃO

Olhando por cima acho que esse sistema é mais do mesmo, vamos enxugar gelo na minha opinião. Se o sistema for qualificado e eficiente, muito mais gente vai aderir. Ônibus novos e confortáveis, todos com ar condicionado e aquecimento, com múltiplos passes, que atenda população em geral e não só os trabalhadores de base. Esse sistema deveria estar inserido em um contexto maior de mobilidade, e não de forma isolada. Há algumas ações básicas que podem ser implementadas já.


Ex.: 1. estacionamento pago deveria ser rotativo, e não é. Máximo 1h por carro por dia em toda zona azul. Quer deixar estacionado, há vários estacionamentos disponíveis. Isso inclusive deverá incentivar a concorrência desse setor;


2. ⁠Recolhimento de lixo e manutenção de vias rodoviárias como pintura e outros no centro, somente na madrugada;


3. ⁠Av. Borges entre Av. Hortênsias e Augusto Zatti somente pessoas nos finais de semana;


4. Cconcessão para locação de bikes e patinetes elétricas com múltiplos locais de estacionamento e regramentos claros. Hoje há tecnologia suficiente para organizar isso por gps, com travas e até multas para os usuários, como ocorre com veículos automotores.


5. ⁠Adoção de ciclofaixas.


Aí entramos nas mais complexas, que já sabemos, mas cabe listar aqui algumas:

1. Tirar rodoviária do centro e transformá-la em terminal turístico

2. ⁠Tirar escolas do centro;

3. ⁠Tirar prefeitura e demais serviços públicos do centro (câmara vereadores, cartórios, Fórum…).

4. ⁠Concessão de novos modais de transporte público mais complexos como teleférico, monorail, entre outros.


Esse tema da mobilidade não é tratado como prioridade.


Felipe Peccin

Empresário do ramo hoteleiro / ex-secretario de Turismo de Gramado


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Se não forem implementadas outras medidas em paralelo, que estão traçadas no Plano de Mobilidade, o transporte público em Gramado nunca será atraente para iniciativa privada e consequentemente não será eficiente'.

Jeferson Zatti

Arquiteto


Planmob Gramado


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