• Valor representa cerca de 11% a mais do que no ano anterior • O ticket médio chegou a R$287,12 • Dados são do NuvemCommerce 2023, estudo da Nuvemshop sobre o comércio online das Pequenas e Médias empresas brasileiras aqui=">aqui</a>"> Em 2022, os pequenos e médios negócios online do Rio Grande do Sul movimentaram R$ 100,5 milhões com o comércio digital, valor cerca de 11% superior ao de 2021 (R$ 90,8 milhões). Os dados inéditos são da 8ª edição do NuvemCommerce, estudo anual sobre o e-commerce e empreendedorismo brasileiro realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas online que é líder na América Latina. No Rio Grande do Sul, o volume de produtos comercializados cresceu cerca de 7% no último ano, com um aumento de 1,5 milhão para 1,6 milhão. E o ticket médio chegou a R$287,12 (+ 12%). Para Luiz Natal, gerente de desenvolvimento de plataforma da Nuvemshop, o estado sulista teve boa evolução no e-commerce apesar do ano desafiador. “Nosso estudo aponta que o comércio online segue crescendo no Brasil e, principalmente, nos pequenos e médios negócios locais. O Rio Grande do Sul se destacou na pesquisa apresentando crescimento relevante no seu ticket médio, superior a outros estados”. O estado ficou em oitavo lugar no ranking nacional. A lista dos dez primeiros é liderada por São Paulo (R$ 1,3 bilhão), Minas Gerais (R$ 289,5 milhões) e Rio de Janeiro (R$ 189,4 milhões). A pesquisa ainda aponta os cinco segmentos de e-commerce que tiveram maior faturamento durante o ano de 2022 no Rio Grande do Sul. São eles: Moda (R$ 34,2 milhões), Casa & Jardim (R$ 9,8 milhões), Saúde & Beleza (R$ 5,8 milhões), Acessórios (R$ 5,1 milhões) e Esportes (R$ 2,9 milhões). Perfil do empreendedor brasileiro e seus desafios A 8ª edição do NuvemCommerce também apresenta um perfil do empreendedor no e-commerce e os principais desafios enfrentados, a partir de uma pesquisa realizada com empreendedores de todo o Brasil. Um dos achados, por exemplo, é que o empreendedorismo ainda é uma jornada solitária: 55% das lojas virtuais são administradas apenas por uma pessoa, enquanto 41% possuem de dois a cinco colaboradores. A maioria (72%) não possui loja física. Além disso, o e-commerce nem sempre é o foco total: 41% dos lojistas têm outro trabalho ou fonte de renda além da loja virtual. Sobre os desafios enfrentados pelas PMEs brasileiras no fim do ano passado, 40% dos empreendedores afirmam que a falta de capital de giro para reinvestir no negócio foi a maior dificuldade. Outros desafios foram a falta de tempo (19%) e conhecer e dominar as ferramentas necessárias para crescer (18%). Além disso, quando perguntados sobre os problemas enfrentados no e-commerce, os empreendedores afirmam que a baixa taxa de conversão (71%) e o alto custo de frete (33%) são os principais, seguidos por carrinhos abandonados (27%). Sobre o NuvemCommerce O NuvemCommerce 2023 foi realizado a partir de pesquisa qualitativa e quantitativa com a base de mais de 100 mil lojistas da Nuvemshop. A análise completa sobre o e-commerce brasileiro, além dos resultados da pesquisa, pode ser acessada neste link. O e-book foi desenvolvido pela Nuvemshop e Ecommerce na Prática, com apoio das soluções HubSpot, Kangu, Plugg.to e Omie. Sobre a Nuvemshop: A Nuvemshop é a plataforma de e-commerce líder na América Latina e tem o compromisso de potencializar e motivar todos os empreendedores a transformarem seus sonhos em histórias que transcendam. Com mais de 100 mil lojas, integra produtos, pagamentos, envios e disponibiliza de um ecossistema com mais de 1.000 parceiros, como Facebook, Instagram, marketplaces e lojas físicas. Atualmente, a companhia tem mais de mil colaboradores e escritórios no Brasil, México, Argentina e Colômbia. Em 2021, a empresa se tornou unicórnio no Brasil e adquiriu o Ecommerce na Prática, maior escola e comunidade de e-commerce do mundo; e a Mandaê, plataforma de logística. Em 2022, consolidou novas unidades de negócios: Nuvemshop Next, focada em lojistas que faturam acima de 100 mil reais mensais e que buscam escalar seus negócios rapidamente; Nuvem Pago, meio de pagamento para PMEs do e-commerce; e Nuvem Pay, solução de checkout que facilita a jornada de compras. Conteúdo: JeffreyGroup
top of page
GRAMADO Magazine
Notícias Recentes
há 17 horas
Salão de Gramado acontece entre 16 e 19 de junho
INDÚSTRIA MOVELEIRA A 10ª edição reunirá os mais importantes players da indústria moveleira de alto padrão do país e realizará a Noite de...
há 18 horas
Câmara de Vereadores aprova projetos em sessão extraordinária
GRAMADO Nesta quarta-feira, dia 15, a Câmara de Vereadores de Gramado realizou uma sessão extraordinária para aprovação de projetos...
há 18 horas
LinkedIn aponta os empregos em alta para 2025
MERCADO DE TRABALHO LinkedIn aponta os empregos em alta para 2025: áreas de operações estratégicas, saúde, viagens e eventos estão entre...
Коментарі