top of page
Foto do escritorTela Tomazeli | Editora

Decoração

NATAL


A influência do minimalismo nas decorações natalinas são uma tendencia em 2024.


Decoração natalina minimalista
Crédito: Divulgação

Em 2024, o período natalino será marcado por uma nova tendência, destacando um aspecto mais clean, que refletiu não apenas no mercado da moda, mas na decoração e design de interiores também. Pensando nisso, a arquiteta Faten Soueid, do ProLar, programa de relacionamento do Lar Center que conecta profissionais do setor com lojistas e o empreendimento, apresenta algumas dicas de como decorar e preparar a casa para receber a família e amigos neste Natal.


Influenciada pelas tendências estrangeiras, a estética clean busca por itens minimalistas e monocromáticos, seguindo uma paleta de cores em tons terrosos que remetem à natureza, como pedras e a valorização de tons neutros. Essa estética poderá ser refletida tanto na mesa posta, quanto nas tradicionais árvores de Natal.


Para o equilíbrio perfeito, Faten aposta na mistura de muitos estilos, como o clássico, contemporâneo e minimalista, mas ressalta que é importante que esses estilos remetam à natureza e à sustentabilidade dentro de casa. Para aqueles que possuem pouco espaço na mesa, por exemplo, ela recomenda o uso dos sousplats, que protegem e são decorativos. “Na hora de escolher a composição dos itens da mesa posta, as peças são um ponto focal que devem conversar entre si, para que tenhamos uma decoração bem harmoniosa”, complementa a arquiteta.


Em busca da neutralidade, os tons pastéis podem aparecer com certo protagonismo. “A aplicação de cores mais suaves em acessórios, louças e talheres pode refletir esse símbolo minimalista, além de remeter ao tom das pedras naturais, novamente trazendo a organicidade da natureza para dentro de casa”, destaca Faten. Ainda segundo a arquiteta, as velas são um bom recurso que, além de refletirem sofisticação, trazem aconchego para a decoração. Neste sentido, o toque especial estará no laço da vela, que pode seguir a mesma temática utilizada nas louças dispostas ou até compor com um guardanapo da mesma cor.

Apesar da tendência apontar para elementos mais sóbrios, Faten ressalta que os clássicos sempre funcionam. “As cores vermelho e dourado fazem parte da tradição e são atemporais. Elas traduzem a época natalina, trazem memórias, emoções e isso nunca sai de moda”, conclui.

Combinando elementos naturais, cores neutras e detalhes refinados, a estética minimalista traz uma nova perspectiva sobre a celebração do Natal em cada lar e têm como premissa a adoção de elementos que tornem o espaço ainda mais acolhedor, com um toque contemporâneo e sustentável.