CTG Manotaço celebra conquistas na Ciranda e Entreveiro da 27ª RT
- Tela Tomazeli | Editora

- 29 de jul.
- 3 min de leitura
O CTG Manotaço, de Gramado, venceu quatro categorias na etapa regional da Ciranda Cultural de Prendas e do Entreveiro Cultural de Peões da 27ª RT.

Resultados na fase regional
A 27ª Região Tradicionalista reúne sete municípios, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Picada Café, São Francisco de Paula, Cambará do Sul e Jaquirana. Nesta etapa, o CTG Manotaço disputou quatro categorias e ficou em primeiro lugar em todas elas.
Os candidatos foram avaliados em provas de conhecimentos, com exame escrito, redação e pesquisa, além de atividades artísticas como dança tradicional, interpretação vocal e declamação. As prendas apresentaram uma mostra folclórica, enquanto os peões participaram de provas campeiras, entre elas a encilha.
Veja os campeões da 27ª RT pelo CTG Manotaço.
1ª Prenda Adulta da 27ª RT, Martina Araújo
1ª Prenda Juvenil da 27ª RT, Larissa Tegner
1ª Prenda Mirim da 27ª RT, Martina Clement
1º Piá Farroupilha da 27ª RT, Eduardo Port Boschetti
Novos representantes para a gestão 26/27
O CTG também promoveu a fase municipal da Ciranda Cultural de Prendas e do Entreveiro Cultural de Peões, quando foram escolhidos os novos representantes da entidade para a gestão 26/27.
1ª Prenda Adulta, Laís Boff Seitz
1º Peão Farroupilha, Eduan Pereira Ramos
1ª Prenda Juvenil, Rafaela Ferreira Daneluz
2ª Prenda Juvenil, Rafaella Hochscheidt
1º Guri Farroupilha, Augusto Noel
1ª Prenda Mirim, Catarina de Castro Koetz
Prendinhas de Galpão, Aurora Ecker Haack e Laís Waslawick
Formação de novas gerações
Para o patrão do CTG Manotaço, Fernando Gusen, os concursos desempenham um papel essencial na formação dos jovens.
"Dentro da nossa entidade, esses eventos têm um papel fundamental na formação das novas gerações. Cada jovem que se prepara para participar desenvolve conhecimento sobre a nossa história, nossos costumes e nossas tradições, mas também aprende sobre responsabilidade, disciplina, comprometimento, respeito e superação. São experiências que vão muito além do palco e das avaliações, ajudam a formar cidadãos mais conscientes, confiantes e preparados para os desafios da vida", destaca.
Fernando ressalta ainda que o verdadeiro legado dos concursos está na continuidade da tradição. "Quando um jovem encontra espaço para aprender, participar e ser valorizado, ele passa a compreender que a tradição não é apenas algo que herdamos, mas um legado que temos a responsabilidade de preservar e transmitir".
A diretora cultural do CTG Manotaço, Daniela Dutra, também destaca que a Ciranda e o Entreveiro ultrapassam o caráter competitivo.
"Esses concursos vão além de preparar prendas e peões para uma etapa cultural. Estamos formando lideranças, incentivando o protagonismo juvenil e cultivando valores que acompanharão esses jovens por toda a vida", enfatiza.
Destaque na área campeira e artística
O CTG Manotaço também está bem representado nas áreas campeira e artística. No tiro de laço, a laçadora Lili Tomasini esteve em São José do Ouro, no norte do RS, representando a entidade no Duelo Master Sonorização e Fazenda Santigueri, ocasião em que se sagrou Rainha do Ouro Força C e campeã do duelo Força D.
Em abril, Lili e a irmã Tamires foram campeãs do Rodeio Internacional de Capão da Canoa. Lili venceu o duelo de prendas Força A e Tamires venceu o duelo de prendas Força B, e juntas foram campeãs das Duplas Força D. Já em maio, na cidade de Torres, a dupla ganhou a categoria Força C e Lili venceu o laço prenda Força A, além de ficar como Rainha do Balonismo.

O Enart é o maior festival de arte amadora da América Latina.






















































Comentários