top of page
  • Foto do escritorTela Tomazeli | Editora

Concerto da Primavera reúne público recorde de mais de 11 mil pessoas na UCS

Concerto da Primavera reúne público recorde de mais de 11 mil pessoas na UCS

Assim como o rock – tema desta edição – é gênero clássico da boa música, o espetáculo que anuncia a primavera é tradicional ao calendário cultural da região. A 16ª edição do evento reuniu a UCS Orquestra, o Coro Unimed e a Lucille Band, celebrando 30 anos de carreira, como atração especial

A Universidade de Caxias do Sul abraça a comunidade regional e é abraçada de volta. A constatação é evidente em eventos como o Concerto da Primavera, que em sua 16ª edição neste domingo, 22 de outubro, registrou público recorde, estimado em mais de 11 mil pessoas. O sol abençoou o espetáculo realizado em parceria com a Unimed Nordeste-RS e o Campus-Sede foi tomado por uma plateia que não parava de chegar, ultrapassou o estacionamento em frente ao Cetel ocupando os gramados e até as vias tradicionalmente destinadas aos veículos.

Sob o mote “Viva o poder dos clássicos, sinta o rock’n’roll”, o evento reuniu a UCS Orquestra, regida pelo maestro Manfredo Schmiedt; o Coro Unimed, com regência do maestro Ivan Montanha; e a Lucille Band como atração especial, grupo que celebra em 2023 seus 30 anos de carreira. O repertório, composto por sucessos atemporais, de Elvis Presley a Queen, passando por Eagles e Tina Turner, fez o público vibrar.

Quando anunciava a penúltima música (sob lamentos da plateia, que não queria que o Concerto chegasse ao final), o maestro Manfredo Schmiedt agradeceu a toda a equipe envolvida na realização. “Realmente foi uma união de esforços, como tem sido nesses 16 anos. É cada vez uma alegria maior estar com vocês”, declarou. Atendendo aos pedidos, o bis contou com animação no nível máximo e milhares de vozes em uníssono, cantando Bohemian Rhapsody, da banda Queen. Aplaudidos de pé, os músicos encerraram mais uma edição de sucesso da iniciativa de celebração à cultura, aprovada por pessoas de todas as idades.

Portas abertas

O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, recebeu o público com uma saudação que valorizou a presença de cada um. “Há 56 anos a UCS vem desenvolvendo conhecimento, arte e cultura para o crescimento da cidade e da região. Por esse senso comunitário as portas sempre estão abertas. A UCS é patrimônio da comunidade, para a qual faz todas as suas entregas”, assegurou, agradecendo a todos os responsáveis pelo Concerto de boas-vindas à primavera.

Presidente da Unimed Nordeste-RS, André Germano Leite destacou a satisfação ao receber a plateia, que já se anunciava uma das maiores do espetáculo. “Para nós, da Unimed, é um evento espetacular e um privilégio a parceria com a UCS, nossa referência, em toda a região, Universidade da qual temos o maior orgulho de sermos parceiros”, afirmou, manifestando a disposição para que a relação entre as instituições e seus frutos se perpetuem.

A abertura ainda teve a manifestação da vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris, que destacou a alegria de fazer parte “de um evento tão maravilhoso como este. Vejo que a participação da Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Cultura, aplica bem esse recurso com a Lei de Incentivo, porque cultura é saúde mental”, avaliou.

Prestigiando a atividade, a corte da Festa Nacional da Uva, formada pelas egressas da UCS rainha Lizandra Mello Chinali e princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho, aproveitou a oportunidade para convidar os presentes para a 34ª edição da Festa maior do município, comunitária como a Universidade.

Público a caráter e de parar o trânsito

O movimento já se anunciava antes da entrada no Campus-Sede, pelo trânsito de veículos que se dirigiam à Universidade. Foi literalmente “de parar o trânsito”, já que a plateia desta edição ocupava até os espaços normalmente destinados aos carros. Hoje acompanhado dos filhos Caio Eduardo, 8 anos, e Laura, 1 ano, o casal Eberton Fackin e Marisa Vitalis prestigia o evento quase que desde a primeira edição, e também desde o início de seu relacionamento. “Gostamos muito de fazer atividades em família, esta, então, que é musical e conta com toda uma estrutura de atrações, fez com que nos apressássemos para poder apreciar”, conta Marisa. Eles estavam acompanhados dos pais de Eberton, que vieram de Sapiranga especialmente para o espetáculo, de sua irmã e ainda de outro núcleo da família, localizado no outro extremo da audiência.

E se o tema é rock, não faltaram as camisetas das mais variadas bandas do gênero entre os apreciadores da boa música. A caráter, com a camiseta do Metallica e cantando junto as letras das canções apresentadas, Paula Borges Lorenzetti estava acompanhada do esposo, da irmã e de uma amiga na edição que marcou seu retorno ao Concerto após o afastamento ocasionado pela pandemia. “É maravilhoso! Amo rock e não podia faltar”, contou, entre um refrão e outro.

Ficha técnica Músicos: UCS Orquestra Participação especial: Coro Unimed, sob a regência de Ivan Montanha, e Lucille Band Direção artística e regência: Maestro Manfredo Schmiedt Apoio cultural: Unimed Nordeste-RS Realização: Universidade de Caxias do Sul – UCS Apoio: LionsEduC e Sescoop Financiamento: Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Secretaria Municipal da Cultura

Repertório: Jungle Boogie (Kool & The Gang) – Let’s Groove (Earth, Wind & Fire) – Everybody Need Somebody (Wilson Pickett) – Every Breath You Take (Gloria Gaynor) – Suspicious Minds (Elvis Presley) – Listen To The Music (Doobie Brothers) – Hotel California (Eagles) – Don’t Play That Song For Me (Aretha Franklin) – Disco Inferno (Tina Turner) – Wings – Ao Luar (Lucille) – Vou Ficar Aqui (Lucille) – Rolling In The Deep (Aretha Franklin) – Easy Lover (Phil Collins) – Somebody To Love (Queen) – Bohemian Rapsody (Queen) https://www.youtube.com/live/aazCu_-CVUQ?si=WeJYJtCiHL5A6oMp

Fotos: Bruno Zulian

Comentários


Notícias Recentes