Restaurante recebe os renomados chefs lan Baiocchi, de Goiânia, e Thiago Maeda, de São Paulo, para jantar especial
Um hotspot na Serra Gaúcha, que há 2 anos, reverencia as mulheres, a boa gastronomia e a amizade. É nesse clima que o restaurante Catherine Gramado comemora o seu aniversário nesta sexta (06/09). Para celebrar, o anfitrião da casa, o chef Nícolas Heckel, recebe para jantar especial os amigos lan Baiocchi, de Goiânia, e Thiago Maeda, de São Paulo, em noite de vinho, música e muita criatividade na cozinha.
Alta gastronomia no Cerrado. A trajetória do chef goiano lan Baiocchi na cozinha começou cedo. Desde muito pequeno não desgrudava da barra da saia de sua mãe e de sua avó. Formado em gastronomia pelo Senac em São Paulo, trabalhou com os chefs Alex Atala, Helena Rizzo e os estrelados Michelin Joan Rocca e Andoni Aduriz. Em 2018, foi eleito o chef do ano de Goiânia pela Veja Comer & Beber. Em 2023, foi reconhecido como o melhor chef do ano pela revista Prazeres da Mesa. Hoje, o chef comanda, em Goiânia, restaurantes como Íz, o Grá Bistrô e Rooftop e a sorveteria Alata.
Com sua história de vida relacionada à comida japonesa, por tradição familiar, Thiago Maeda saiu da cozinha do restaurante da mãe para o renomado restaurante D.O.M., onde ficou por 3 anos ao lado do chef Alex Atala. Ganhou destaque nacional com o restaurante Side em São Paulo e depois abriu o Bistrot Bagatelle no Rio de Janeiro, conceituado mundialmente por sua comida e entretenimento. De volta a São Paulo, Thiago abriu o Tessen Restaurant, marcado pela cozinha fusion japonesa contemporânea. Hoje, comanda o Koya 88 Company, gastrobar de inspiração oriental, na Santa Cecília, em São Paulo.
O menu elaborado a seis mãos pelos amigos terá sete etapas e um mix de culinárias e culturas. Dentre as criações, ingredientes do Cerrado, como o prato de costela na brasa, servida com granola salgada, pequi, abobrinha e purê de tomate. E algumas de técnicas francesas com uma pitada oriental, como o peixe da estação, molho beurre blanc de saquê, acompanhado de purê de ervilhas. Tudo harmonizado com vinho e música ao vivo. “Nesses 2 anos, enfrentamos muitos desafios e a maior catástrofe climática do Estado e seguimos resilientes e fazendo história. O segredo, para nós, está no respeito ao ingrediente, às mulheres e aos visitantes”, resume Nícolas Heckel. Não à toa o restaurante se tornou referência em gastronomia na Serra Gaúcha.
Menu dos chefs lan Baiocchi, Nícolas Heckel e Thiago Maeda
Amuse bouche
Crocante de tapioca, camarão carabinero, pó de azeite
Dumpling de porco e kimchi, XO sauce e ponzu
“Morcilla” de lula e camarão, aioli de chimichurri, nori, salsa roja, pão bao de gergelim na chapa
Harmonização: Ravanello Nature
Primeira entrada
Steak tartare, foie gras, rabanetes, aspargos
Harmonização: Arte Líquida Riesling Renano
Segunda entrada
Vieiras, alcachofra, shitake, emulsão de bagna càuda (molho quente em dialeto piemontês) com missô
Harmonização: Luiz Argenta Cave Chardonnay
Primeiro principal
Peixe da estação, beurre blanc de saquê, purê de ervilhas
Harmonização: Madre Terra Auraz Rosé
Segundo principal
Costela na brasa, granola salgada, pequi, abobrinha, purê de tomate
Harmonização: MLBK Malbec
Pré-sobremesa
Espuma de iogurte de ovelha, sorbet de erva-mate e bergamota, crocante de mel de abelha nativa
Harmonização: Henrique Dal Castel Riesling 1989 estilo Auslese
Sobremesa
Torta de chocolate goiano e pistache, creme inglês de ají panca, pipoca de milho preto
Harmonização: Don Guerino Lumen Brut Rose
Preços: R$ 450 por pessoa com a harmonização e águas; R$ 310 sem a harmonização
Reservas pelo whats app: 54 2136-5252
Sobre o Catherine Gramado:
Celebrar a boa gastronomia, a arte e o protagonismo feminino. Essa é a proposta do Catherine Gramado, fundado em 2021, pelo chef Nícolas Heckel, ao lado dos amigos restaurateurs Josiano Schmitt e Evandro Catuci. Localizado num charmoso e histórico casarão, no centro de Gramado, em frente à Praça das Rosas, o restaurante já se tornou hotspot na cidade e espaço disputado para eventos, sobretudo pelo público feminino. A reverência às mulheres começa pelo nome do restaurante, uma homenagem à rainha Catherine de Médici, a italiana que revolucionou a cultura, os costumes e os hábitos alimentares na França. E se estende pelo menu, pelo décor, com telas que retratam ícones femininos, como Marilyn Monroe e Edith Piaf, até a carta de drinques preparada pela mixologista Claudia Schumacher. À frente da cozinha está um jovem prodígio, o chef gaúcho Nícolas Heckel (ex-DOM, Maní, L’Amitié, Brasil a Gosto e internacionais, como os estrelados Calla's, Tapisco e Oogst, na Holanda). No menu de inspiração francesa, uma releitura de clássicos e a preferência por ingredientes frescos, locais, sabores afetivos e uma pitada da Serra Gaúcha. Puras misturas que já renderam 2 prêmios de chef revelação e melhor chef e, em 2023, o de restaurante revelação pela Sabores do Sul.
Comments