Caio Tomazeli lança a obra “Sociedade Aberta, Democracia e Reflexividade”
- Tela Tomazeli | Editora
- 19 de mar.
- 2 min de leitura
LEITURA

O gramadense Caio Tomazeli é formado em Administração de Empresas e Economia, com pós graduação em Marketing e Doutorado em Filosofia. É especialista em Estratégia Competitiva, Consultor em Gestão e Governança Pública e Privada. Autor de cinco livros nas áreas de Marketing, Economia, Estratégia e Teoria Política.
Na sua trajetória foi professor de Marketing na UCS e na Unisinos. Durante o governo Collares/RS, foi secretário de Assuntos Internacionais do RS e presidente da CRT. Foi assessor Especial do Gabinete do governador Eduardo Leite/RS, no primeiro mandato (2019 a 2022), e coordenador da campanha de reeleição do Governador (2022). Atualmente é secretário de Comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Tomazeli completou Doutorado em Filosofia, com concentração em Teoria Política, pela PUC/RS, no final de 2024 e agora lança o livro com sua Tese, elaborada a partir do conceito de Sociedade Aberta, de Karl Popper. A obra é um lançamento da Editora Fenix, PUC/RS, no formado de E-Book, e já está disponível para ser baixado, em custo para o leitor.
O livro tem como título “Sociedade Aberta, Democracia e Reflexividade” e aborda o tema com seu espelhamento instantâneo e reflexivo na sociedade contemporânea, com consequências na democracia atual. A obra elabora uma teoria para o funcionamento da sociedade com base em consensos reflexivos em tempos de relacionamentos baseados em redes sociais.
“Estamos vivendo o fim da política como conhecemos. A nova fronteira da política está em reflexividade das relações sociais”, diz o autor. “ No passado as pessoas se comunicavam como viviam. Agora vivem como se comunicam”, reflete Tomazeli.

Apresentação
“...O autor atinge seu objetivo na medida em que consegue relacionar liberdade, sociedade aberta e reflexividade. Quer encontrar na sociedade reflexiva respostas para os grandes desafios colocados pela convivência democrática nos tempos atuais. A sustentabilidade da sociedade aberta passa pela “configuração” da sociedade reflexiva.
...O leitor encontrará nesse livro uma defesa incondicional da democracia,
pensada como sociedade aberta, desdobrada reflexivamente. A obra interessa a todos os que se preocupam com uma vida política mais participativa, com respeito à dignidade e aos direitos fundamentais”. Prof. Dr. Thadeu Weber
Comentários