top of page
Foto do escritorTela Tomazeli | Editora

Câmara de Vereadores de Gramado, o legislativo com o comando do vereador Celso Fioreze

Câmara promove reunião para viabilizar implantação de Instituto Federal em Gramado A Câmara de Vereadores de Gramado promove na próxima quarta-feira, dia 22, uma importante reunião para tratar da implantação do Instituto Federal em Gramado, visando ensino público para a comunidade local. O encontro, que ocorrerá às 18 horas na sede do Poder Legislativo, terá como pauta o alinhamento de ações e planejamento para implantação do Instituto no município com o intuito de capacitar e preparar jovens e adolescentes para o mercado de trabalho. “A falta de qualificação é um problema que o empresariado da cidade vem enfrentando diariamente, seja pela falta de mão de obra ou pela falta de capacitação destes. A iniciativa da Câmara é mediar esse diálogo com o objetivo de viabilizar que Gramado possa oferecer mais uma opção de ensino gratuito de qualidade”, explica o presidente da Câmara, Celso Fioreze (PSDB). Na oportunidade, além dos vereadores e representantes do Instituto Federal, a Câmara receberá a presença de representantes do Executivo Municipal de Gramado, de entidades e de Poderes Executivos de cidades da região. Projeto de Lei sobre serviços de táxi em Gramado volta a tramitar Associação dos taxistas esteve reunida com vereadores nesta semana

O Projeto de Lei Ordinária (PLO) que estabelece normas para exploração do serviço de transporte individual de passageiros por táxi em Gramado voltou a tramitar na Câmara de Vereadores após o Executivo protocolar o PLO 02/2023 no Legislativo. Nesta terça-feira, dia 14, os vereadores receberam os representantes da Associação dos Taxistas Autônomos de Gramado (Atag), que trouxeram alguns apontamentos em relação à proposição do Executivo. Segundo a advogada que representa a classe, Paula Miranda Schaumloffel, o que vinha sendo construído no ano passado entre taxistas e Prefeitura não foi considerado no novo projeto apresentado. Além de algumas contradições jurídicas, um dos pontos de divergências citados por Paula está no artigo 54 do PLO, o qual estabelece que todos os pontos fixos de táxi deverão possuir um coordenador responsável, o qual deverá ser escolhido entre os permissionários, mediante processo eleitoral. “Entende-se que não é poder da administração dispor ace rca de obrigatoriedade de eleição de um coordenador responsável ainda estabelecendo regras e prazos sobre a associação”, argumenta a advogada. A entidade também tem discordância em relação ao artigo 17, que estabelece uma jornada diária mínima cumprida pelo permissionário de oito horas. “Deveria ser mantida a redação do artigo 15 da Lei Municipal em vigência 2071/2003, pois obrigava a jornada de 40 horas, mas não oito diárias”, sugere Paula. Os vereadores ficaram de analisar estas e outras demandas trazidas pela Associação e, se necessário, marcar novas tratativas com representantes do Executivo Municipal. Fotos: Letícia de Lima/Câmara de Gramado

Casa Hotéis, Patram, Jornal Integração e Coral Pompeia recebem Moções de Aplausos A sessão solene da noite desta quarta-feira, dia 15, da Câmara de Vereadores de Gramado, contou com quatro homenageados: o Coral Nossa Senhora da Pompeia, pelos seus 60 anos; a Patram, pelos seus 20 anos de serviços prestados à comunidade; a Casa Hotéis (Casa da Montanha), pelos 25 anos de atividades; e o Jornal Integração pela passagem dos seus 20 anos. As proposições ao Integração e ao Coral são de autoria da vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas), à Patram foi proposta pelo vereador Cícero Altreiter (MDB), e Casa Hotéis de autoria do vereador Renan Sartori (MDB). Todas as homenagens foram aprovadas por unanimidade.

Pelotão de Policiamento Ambiental de Canela  (Patram)

Em 27 de dezembro de 2002 foi criado pela Brigada Militar o 2º Pelotão de Policiamento Ambiental de Canela, e para suas instalações iniciais, foram cedidas duas salas do então quartel dos Bombeiros Civis de Canela, ocupando assim uma pequena parte das instalações no pavimento superior. No ano de 2003 o 2º Pelotão Ambiental de Canela foi movimentado para ocupar um prédio municipal no interior do Parque Estadual do Caracol. No ano de 2006, a Patram passou a ocupar sua sede na Avenida José Luiz Correa Pinto, Nº1030. O Pelotão Ambiental de Canela é comandado pelo 1º tenente Marco Antônio Ritter. Tem sob sua responsabilidade territorial 14 municípios da Região das Hortênsias, Campos de Cima da Serra e Pé da Serra e apoia outros órgãos como Ministério Público, Sema, Fepam, e Secretarias Municipais de Meio Ambiente. O pelotão Ambiental de Canela, é uma das frações do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar com sede em Passo Fundo, e sua missão é a preservação do meio ambiente através de ações de polícia militar ambiental ostensiva e preventiva.

Jornal Integração

Fundado pela família de Cláudio Scherer, o Jornal Integração iniciou sua circulação no município de Gramado no dia 6 de março de 2003. A primeira sede na cidade foi na Rua Augusto Zatti, 362, e atualmente está instalado na Avenida Borges de Medeiros, 2889, salas 305 e 306. O objetivo do meio de comunicação desde o lançamento é integrar pela notícia Gramado e Canela. Por isso, a cobertura política sempre compreendeu as duas Câmaras de Vereadores. O Jornal Integração chega aos 20 anos com um belíssimo histórico de participação social nestas cidades, com vigor físico e moral para seguir unindo a população para as boas lutas, conjuntas ou separadas, mas que contemplem os gramadenses e canelenses com sucessiva melhora na qualidade de vida.

Casa Hotéis

O Casa da Montanha foi idealizado por Jayme Prawer, fundador da primeira fábrica de chocolate caseiro do Brasil, a Chocolates Prawer. A ideia do hotel surgiu quando Jayme visitou Bariloche, lá ele ficou deslumbrado com o destino de inverno mais famoso da Argentina, onde ele se inspirou para fazer o chocolate caseiro e onde ele se encantou com o luxuoso e tradicional hotel Llao Llao. O ícone de Bariloche serviu como inspiração para o Hotel Casa da Montanha. Antes de concluir o Hotel Casa da Montanha, Jayme vendeu parte para a família Peccin, do genro Luciano, casado com sua filha mais velha, Marlene. Em agosto de 1997 nascia um hotel com a cara de Gramado, que rapidamente se tornou referência. Hoje, o Casa da Montanha faz parte da coleção Casa Hotéis. Empresa com 200 colaboradores gerida pelos filhos Felipe e Rafael, com quatro empreendimentos na Serra Gaúcha reconhecidos pelos seus projetos de vanguarda.

Coral Nossa Senhora da Pompéia

O coral Nossa Senhora da Pompeia foi fundado em data incerta, no primeiro quartel do século XX, sendo provavelmente, o coral mais antigo de Gramado ainda em atividade. O Coral Nossa Senhora da Pompeia pertence à Capela de mesmo nome, localizada na Serra Grande, Gramado. Atua nas celebrações religiosas da Capela e atende convites para cantar em missas e cultos de vários locais da região. O Coral já fez participações em munícipios como Novo Hamburgo, Cotiporã, Taquara, Três Coroas, Igrejinha, Santa Maria do Herval, Canela, Nova Petrópolis, dentre outros. Além da dedicação ao canto sacro, o grupo preserva as raízes musicais dos imigrantes italianos, dedicando-se à cantoria do cancioneiro, enraizada na cultura das famílias. Atualmente é composto por cerca de 20 membros da comunidade da Serra Grande e arredores. Estima-se que o coral tenha mais de 100 anos desde sua criação, porém os primeiros registros são do ano de 1963, ano que a Sra. Nelsi Glesla foi convidada para reger o Coral, atuando na mesma função por 10 anos. Atualmente, o coral é regido por Alexandre Meneguzzo.  Fotos: Letícia de Lima/Câmara de Gramado

Câmara inicia instalação de cisternas para reaproveitamento da água da chuva

Após a conclusão das placas fotovoltaicas para captar energia solar no prédio da Câmara de Vereadores de Gramado, o Legislativo iniciou nesta segunda-feira, dia 27, a implementação do sistema de cisternas, para reaproveitamento da água da chuva. A contratação ocorreu por meio de licitação para o fornecimento de materiais e instalação. A empresa responsável é a Locatelli & Hansen Serviços de Engenharia, de Gramado, e tem o prazo de 40 dias para entregar a cisterna em funcionamento. A melhoria, que teve o processo iniciado ainda na gestão do vereador Renan Sartori (MDB), adapta a sede do Legislativo a iniciativas sustentáveis e gera, também, economicidade dos recursos públicos. De acordo com o projeto, serão instaladas cinco cisternas modulares com capacidade de 1.050 litros cada uma. “Um sistema de captação e armazenamento de água das chuvas gera a utilização consciente do uso de recursos naturais, além de economia financeira por reduzir os custos necessários para utilização da água pelo poder público. A Casa Legislativa vem primando pela realização de ações voltadas à sustentabilidade, e este será um trabalho com continuidade pela atual administração da Casa. Estamos realizando, paralelamente, diversas melhorias estruturais no prédio da Câmara”, explica o presidente do Legislativo, Celso Fioreze (PSDB).

Vereadores aprovam repasse de mais de R$23 mil ao Pama Em sessão extraordinária realizada na manhã desta terça-feira, dia 28, a Câmara de Vereadores de Gramado aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 005/2023, que autoriza o Executivo Municipal a contribuir financeiramente com a Mitra da Diocese de Novo Hamburgo – Pastoral do Menor Adolescente de Gramado (Pama). Com a autorização do Legislativo, a entidade poderá receber até R$ 23.750,00, oriundos da Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social. O valor será destinado ao pagamento de professores.

Comentários


Notícias Recentes