Câmara aprova projeto que moderniza transporte público de Gramado
- Tela Tomazeli | Editora
- 15 de abr.
- 1 min de leitura
MOBILIDADE
Durante a sessão ordinária desta segunda-feira, dia 14, os vereadores de Gramado aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 026/2025, de autoria do Poder Executivo. A proposta trata da regulamentação do transporte público urbano no município e estabelece normas para concessão e permissão da exploração do serviço.
Segundo a justificativa encaminhada pela Prefeitura, o projeto marca um passo fundamental no processo de regularização do transporte coletivo urbano e rural de Gramado, com foco na abertura de uma nova licitação. A intenção é atualizar os serviços prestados, promover maior eficiência e modernizar o sistema para atender melhor à população.
Entre as principais mudanças previstas, está a diversificação da frota, que passará a contar com ônibus básicos, midiônibus, miniônibus e micro-ônibus, todos com operação diária e acessibilidade garantida. Outro destaque é a implementação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE), que unificará a cobrança e o controle do transporte coletivo em todo o município.
“O SBE será constituído por equipamentos de validação de cartões inteligentes recarregáveis, com créditos de viagem, instalados nos veículos do transporte público. O sistema também incluirá subsistemas de operação, coleta e transmissão de dados, comercialização de cartões, controle de receitas e gestão de créditos”, explicou o prefeito Nestor Tissot.
O vereador Rafael Ronsoni (PP), que tem sido um defensor do transporte público gratuíto para Gramado, foi a tribuna frisando que no documento aprovado já consta a aprovação dos nove vereadores para o Executivo tomar esta providência. Segundo o vereador 'são mais de 60 municipios que praticam o transporte público gratúito, citando como exemplo Parbobé/RS e Balneario Camboriú/SC'.
Comments