Secretaria da Saúde chama atenção para Cães Comunitários de Gramado
Nem todo cachorro que vemos na rua está abandonado: ele pode ser um cão comunitário. Os cães comunitários são animais que recebem cuidado de toda a vizinhança e, apesar de ficarem soltos, são cadastrados pela Vigilância em Saúde e recebem todos os cuidados que são fundamentais para a sua saúde e de toda a população.
“Queremos avançar cada vez mais na proteção dos animais e o Poder Público conta com a participação e comprometimento de toda a sociedade para garantir o atendimento e a defesa dos direitos dos animais, garantindo a sua saúde e bem-estar”, diz a diretora da Vigilância em Saúde de Gramado, Flávia Oliveira.
Para tornar um cão comunitário, basta entrar em contato com o Programa de Posse Responsável no WhatsApp: (54) 984020423.
Semana de Saúde Bucal acontece de 24 a 29 de outubro em Gramado
A Secretaria da Saúde promove, entre os dias 24 a 29 de outubro, a 1ª Semana da Saúde Bucal de Gramado. O principal objetivo da ação é conscientizar e orientar a população sobre a importância do cuidado com a higiene bucal e hábitos saudáveis, incentivar a promoção de saúde, orientar sobre técnicas corretas de escovação e uso do fio dental e orientar sobre a prevenção de câncer bucal.
A Semana será realizada neste período em alusão ao Dia do Dentista, que celebra-se em 25 de outubro. “Vamos promover atividades descentralizadas nas unidades de saúde para atingir o maior número possível de pessoas. Queremos promover a conscientização para garantir a saúde da comunidade”, destaca a diretora da Atenção Básica Odontológica de Gramado, Andreia Reck.
Veja a programação: Dia 26 de outubro – Quinta-feira – UBS Pórtico
16 horas: Conversa sobre a relação entre a doença periodontal e a saúde geral do paciente
Dia 27 de outubro – Sexta-feira – UBS Várzea Grande
A partir das 9 horas: Odontocine – Vamos falar da saúde bucal? Ação educativa para as crianças
A partir das 13 horas: Palestra “Câncer Bucal: Autoexame, uma forma de cuidado e prevenção”
Dia 28 de outubro – Sábado – Praça Alfredo Teixeira da Silva, no altos da Viação Férrea
Das 9h às 12h: Encerramento da Semana da Saúde Bucal com distribuição de kits e orientações de saúde bucal.
* Em caso de chuva, esta atividade será cancelada.
Secretaria da Saúde apresenta case de Gramado em evento regional
Na última quarta-feira (18), a diretora da atenção básica de Gramado, Daniele Swaizer, representou a Secretaria da Saúde em um encontro regional sobre lesão por pressão (LPP) no Centro Universitário FSG, em Caxias do Sul. Em uma mesa que reuniu equipes de atenção básica de mais de 20 municípios da região e comunidade acadêmica, Daniele falou sobre a Experiência de Estruturação de Manual Básico para Tratamento de Feridas no Município de Gramado.
A profissional contou o que motivou a equipe a desenvolver o manual, os objetivos e o caminho percorrido entre a estruturação documental e revisão bibliográfica, definição dos insumos necessários e seu processo de compra, entre outros desafios. O protocolo está em fase final de elaboração, passará por aprovação pelo Conselho Municipal de Saúde e Conselho Regional de enfermagem e após, implementado para melhor atender a comunidade gramadense.
Sobre o Manual Básico para Tratamento de Feridas no Município de Gramado
A Secretaria da Saúde de Gramado, com o objetivo de qualificar a assistência de enfermagem no tratamento de feridas, elaborou um manual para normatizar as condutas de enfermagem no tratamento de lesões de pele nos Serviços de Atenção Primária à Saúde. “Para otimizar o atendimento, ofertar saúde de qualidade e segurança no tratamento de feridas, foi criado um grupo técnico a fim de descrever em formato de manual as melhores e mais atuais práticas de saúde baseadas em evidências”, destaca Daniele Swaizer.
Pretende-se, através deste material técnico norteador do processo de trabalho, adaptar as publicações do Ministério da Saúde à realidade do município, atendendo às necessidades de saúde da população e as particularidades da Rede. “Para a elaboração deste material, preconizamos os preceitos da Política Nacional de Atenção Básica e utilizamos como modelo os manuais e orientações do Ministério da Saúde”, afirma Daniele.
Comments