34ª Festa da Colônia celebra as tradições dos imigrantes alemães, italianos e portugueses
- Tela Tomazeli | Editora
- 30 de abr.
- 3 min de leitura
GRAMADO
O interior toma conta da cidade na 34ª Festa da Colônia de Gramado, que abre as portas nesta quarta-feira, dia 30, a partir das 10h, no Complexo Expogramado. Com atrações diárias, o evento, que ocorre até 18 de maio, sempre das 10h às 22h, valoriza a cultura dos imigrantes alemães, italianos e portugueses. A solenidade de abertura oficial ocorre na quinta-feira, dia 1°, às 11h.
Em 19 dias de programação, a expectativa é que o número de visitantes ultrapasse os 350 mil. Um dos pontos altos da festa é a gastronomia. Uma infinidade de produtos coloniais pode ser degustada no evento. Além dos pães e cucas sempre quentinhos nos fornos, os restaurantes alemão e italiano, o café colonial e os biers com os tradicionais bolinhos de batata atraem gramadenses e turistas.
Com o tema “Unindo Origens e Celebrando Tradições”, o evento contará com atrações artísticas ampliadas. Fazem parte das atividades oficiais a Escolinha Rural, o Museu das Etnias, os tradicionais Jogos Rurais, a Feira de Produtos Coloniais e apresentações artísticas com bandinhas e grupos folclóricos, teatros, corais e danças típicas.
Entre as atrações musicais, a programação valoriza os talentos locais e conta com bandas de renome estadual, como a Orquestra La Montanara, Banda Modello, Banda Porto do Som, Super Banda Monte Carlo, Banda Kamarilia, Super Banda The Willer’s e Banda Exemplo. Também fazem parte da programação a Festa dos Espantalhos, que ocorre neste sábado, dia 3, às 15h, na avenida Borges de Medeiros, o Desfile de Carretas e a escolha da nova corte. “É uma festa que preserva a identidade e os costumes dos nossos agricultores, proporcionando muita alegria aos visitantes. Trata-se de um evento que nasceu pequeno, mas que atingiu seu objetivo ao longo dos anos, fortalecendo o nosso interior e contribuindo para o desenvolvimento das agroindústrias de Gramado. A Festa da Colônia tem o sabor único e tradicional dos produtos típicos do interior, proporcionando o contato direto dos colonos com os turistas que visitam nossa cidade”, destaca o prefeito de Gramado, Nestor Tissot.
A decoração
Eu sempre lembro da Neca Pante, da Paulinha Kohl, do Remi Parmegiani, do Remi da Prefeitura quando se fala em Festa da Colônia, entre tantos outros nomes, que sempre traziam para a Avenida Borges de Medeiros a verdadeira origem de Gramado, do interior de Gramado.
Eu falei com várias pessoas envolvidas mas o resultado é o que vemos, que chega a máxima de termos um mini forno na praça, feito de ISOPOR, coberto com um aderente que imitando tijolos. Mas o que é isso Gramado?
Minha fala vai mudar alguma coisa? Não! Mas, quero perguntar a todos, do empresário ao setor público: quem está olhando para a estética de Gramado, quem está preocupado com os detalhes?
É uma pressão desenfreada em buscar lá fora, sem olhar como a casa está sendo preparada para receber. E vou dizer mais, o Natal Luz... Senhores, olhem um pouco para o interno, porque senão não adianta trabalhar.
Certa vez conversando com Luciano Peccin, referência da minha régua e um amigo precioso, ele me disse: "temos que deixar a cidade, os eventos, tão espetaculares que não precisemos pagar mídia. Por sí só se tornarão notícia!"
"Cada um escolhe o legado que quer deixar no seu meio de convívio. No final não é sobre mais, é sobre como entregou o legado lhe foi dado para gerenciar!"
Tela Tomazeli
Cidadã gramadense
Crédito: Cleiton Thiele
O Ministério da Cultura apresenta a 34ª Festa da Colônia de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. O evento conta com patrocínio master: Gav Resorts. Patrocínio: Sulgás. Apoio: Sicredi Pioneira, Cervejaria Felsen, Coca-Cola, Sebrae-RS e Secretaria de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências. Colaboração: RBT Internet, Banrisul e Fecomércio, SESC SENAC. Apoio institucional: Emater/RS. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal - Brasil, União e Reconstrução.
Comentarios