Passeio ciclístico integrou as atividades da inauguração

Gramado entra, oficialmente, no roteiro daqueles que buscam a bicicleta como meio de lazer ou de transporte saudável, econômico e socialmente responsável. No último sábado (3), a cidade inaugurou a sua primeira ciclofaixa, no bairro Planalto, em um evento que reuniu aproximadamente 400 pessoas. Comunidade, turistas, ciclistas e autoridades celebraram a recente conquista do município em um passeio ciclístico durante a parte da manhã.

A concentração ocorreu no Lago Joaquina Rita Bier, onde os participantes preparavam-se para o início do passeio. O prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, e o Secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Luiz Quevedo, deram a largada oficial para o trajeto de 4,5 km. Originalmente, o circuito da ciclofaixa é de 3 km, mas para o passeio de inauguração a rota foi ampliada com duas voltas no Carrieri, um dos pontos do percurso, que contempla ainda outro ponto turístico renomado: o Lago Negro. 

 

Crédito: Tela Tomazeli

 

Crédito: Tela Tomazeli

 

“Estamos realizando um projeto importante que será o precursor de muitas propostas inovadoras que envolvem cada vez mais a comunidade gramadense. A nossa cidade também é dos ciclistas”, comentou Fedoca, que também participou do passeio ciclístico.  

 

Crédito: Tela Tomazeli

 

Crédito: Tela Tomazeli

 

 

Para o secretário de Trânsito, Luiz Quevedo, “é um momento de gratificação. Estamos falando da primeira ciclofaixa de Gramado. Agora, entregamos à comunidade um lugar seguro, o primeiro passo de um trânsito democrático e de respeito”.

A adoção da ciclofaixa atende a uma demanda crescente da comunidade, seja por conta da bicicleta como meio de transporte, a fim de minimizar problemas de congestionamento, ou de lazer. 

“Atualmente, já tem muita gente pedalando por Gramado, grupos estruturados que incentivam o uso da bicicleta. A nova ciclofaixa é um projeto excelente para o morador, para o ciclista e para o turista também, já que liga pontos turísticos da cidade. Além de ser, acima de tudo, um benefício à nossa saúde”, comentou Potyguara Castilhos Ferraz , do grupo Gramado Mountain Bikers.

A conclusão da ciclofaixa na cidade foi comemorada por aqueles que há muito lutavam pela sua viabilidade. “A ciclofaixa traz conforto para os gramandenses e turistas com suas famílias. O prefeito Fedoca está devolvendo a cidade para a comunidade”, relatou Tela Tomazeli, precursora do projeto “Gramado de Bicicleta”.

 

Conheça a ciclofaixa

A ciclofaixa de 3 km no bairro Planalto integra a primeira parte do Plano Cicloviário do município. Além deste trajeto, outras rotas serão sinalizadas nos próximos meses.

As calçadas passaram por manutenção e as ruas receberam estacas com placas de sinalização viária. As vias ganharam pintura específica e sinalização horizontal com placas e tachões.

O percurso de 3km inicia no Lago Joaquina Rita Bier, seguindo pelas ruas Reinaldo Bertoluci, Pedro Candiago, Demetrio Pereira dos Santos e Bruno Ernesto Riegel até chegar no Carrieri, onde o ciclista pode contornar o local. Em seguida, passa pela Rua da Juventude até o Lago Negro. O caminho de volta contempla as vias Juventude, Bruno Ernesto Riegel, João Alfredo Schenider, F. G. Bier, até retornar ao Joaquina.

 

 

Prefeito Fedoca garantiu mais uma emenda parlamentar junto ao Deputado Henrique Fontana de R$ 250.000 para a implantação da próxima etapa do sistema cicloviário de Gramado.