Larissa Catarina Nunes Santana

Nutricionista. Especializaçda em Produção Alimentar e Alimentação Funcional. Pós Graduada em Alimentação Clínica

 

Conhecendo a Origem das Folhas Nossas de Cada Dia

Nada como entender a origem do alimento, quão complexa é sua produção para que possamos respeitar a comida que chega à nossa mesa.

 

Mudas de Alface - Crédito: Larissa Santana

 

Mudas Diversas - Crédito: Larissa Santana

 

E o início de tudo vem do plantio, na verdade na confecção de mudas. E temos isso feito aqui, bem pertinho de nós, em Caxias do Sul. O primeiro passo é um trabalho minucioso, onde cada sementinha é colocada delicadamente em células de bandejas plásticas. Uma sementinha por célula, manualmente.... Cada bandeja pode ter até 450 células!

 

Semeadura Manual. Crédito: Larissa Santana

 

Após este processo, as mudas são adubadas e as bandejas levadas para estufas cobertas, com irrigação controlada, até adquirirem um tamanho ideal para o transplante.

 

 

Mudas em Crescimento – Crédito: Larissa Santana

 

Mudas em Crescimento – Crédito: Larissa Santana

 

No momento adequado (cada espécie demanda de um tempo apropriado), a muda é retirada da bandeja e transplantada em terra, uma a uma, também manualmente, onde é irrigada e adubada, e só deverá ser colhida após cerca de 40 dias, dependendo do tipo de hortaliça.

 

Início do Plantio – Crédito Larissa Santana

 

Plantação de Beterrabas e Alfaces – Crédito Larissa Santana

 

O interessante quando conhecemos todo este processo é entender como ele é complexo e quão longo é o caminho do alimento antes de chegar até o consumidor final. Essa consciência nos faz pensar em quanta energia, do homem e da natureza, estão presentes naquilo que consumimos.

Então, sabe aquele pé de alface que você esqueceu na geladeira, estragou e foi parar no lixo? Ele passou por tudo isto antes de chegar em sua casa e merece ter um destino melhor, não é mesmo?

 

Alfaces prontos para colheita – Crédito Larissa Santana

 

Ah! Quem quiser ver tudo isso de perto pode visitar a Daiane Mudas, um local onde se produz mudas de folhas, temperos e hortaliças em geral que abastece as plantações de Caxias do Sul e Serra Gaúcha. Lá eles confeccionam também os brotos diversos, que geralmente são utilizados na decoração de pratos gourmet, abastecendo grande parte dos restaurantes da região. No local também são produzidas mudas de plantas ornamentais para floriculturas e confecção de mudas por encomendas.

Vale a pena a visita, conhecer o carinho com que as mudas são feitas. Certamente você irá olhar para sua salada com outros olhos!

Além disto, vale aproveitar o passeio pela vila rural de Caxias e contemplar as belas paisagens que a natureza da região oferece. Fica a dica!

 

Serviço

Local: Daiane Mudas

Endereço: Linha Sebastopol, 956 - Vila Cristina, Caxias do Sul - RS

Telefone: (54) 3054 6627

Email: daianeechermassenz@gmail.com

Facebook.com.br/daianemudas

Insta @daianemudas