Fedoca e uma equipe técnica visitaram as instalações do colégio

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Carlos Nelz – CAIC deve sediar o polo da Universidade Aberta do Brasil, que será implantada nos próximos meses em Gramado. A vinda da universidade gratuita foi assegurada pelo Prefeito Fedoca - João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT) durante viagem a Brasília, em fevereiro. A intenção é que no segundo semestre a UAB já comece a receber alunos. Nesta terça-feira (14), Fedoca e uma equipe técnica formada por servidores das secretarias de Governança, Educação e Obras visitaram o colégio CAIC para verificar as instalações do local. Participaram da vistoria os secretários Simone Bender (Governança), Gilça Silva (Educação), Flávio de Souza (Obras) e Anderson Boeira (Adjunto de Governança).


“O CAIC atende a vários critérios exigidos pela estrutura da UAB, como a acessibilidade, acesso coberto, entrada privativa, estacionamento e, inclusive, é a única escola que contempla o trajeto das linhas de ônibus à noite”, justifica a secretária Simone. 

 

Crédito: Carlos Borges

 

A Secretária de Educação, Gilça, e a diretora do CAIC, Ieda Siqueira Conçalves, apresentaram à equipe técnica espaços que podem ser utilizados pela universidade federal, como salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, auditório e sanitários. Um relatório com a infraestrutura e as adequações necessárias serão encaminhadas ao departamento de Educação à Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), durante viagem de Fedoca a Brasília, no próximo dia 27. “Pelo que observamos, as adaptações não são de grande monta. O CAIC tem a estrutura ideal para receber a UAB”, garantiu, entusiasmado, o prefeito. 

Segundo a diretora Ieda, o corpo docente da escola tem se mostrado empolgado com a possibilidade do colégio sediar a UAB. Hoje, o CAIC tem 560 alunos. “Os professores, como toda a comunidade, estão animados com as novas oportunidades de capacitação. Nossos alunos não vão perder com a cedência do espaço, pelo contrário, já que haverá investimentos na escola para as adequações necessárias. Além disso, integramos um modelo de Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) que valoriza a instituição de projetos na nossa estrutura”, disse a diretora.

 

Os cursos

A Prefeitura de Gramado atua em tratativas com universidades federais para a implantação dos primeiros cursos. Inicialmente, eles devem abranger graduações e especializações na área da educação. Também se estuda a implantação de cursos que atendam às demandas econômicas do município. Conteúdo: Manuela Teixeira/Prefeitura Municipal de Gramado