Edição Nº 594 - 10/05/2018

10/05/2018

SICC - Salão Internacional do Couro e do Calçado

 

A musa Giovanna Ewbank será a convidada deste ano do Papo Legal. O evento, que antecede a realização do SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado será realizado no próximo dia 20 de maio, às 19h30, na Sala Rubi do Hotel Serra Azul, em Gramado/RS.

As vagas para o encontro são limitadas, e as inscrições para participação devem ser feitas do site www.sicc.com.br/papo-legal . Foto: Divulgação

O SICC acontece de 21 a 23 de março no Serra Park. O evento é destinado ao setor, com apresentação de CNPJ para acesso.

http://www.sicc.com.br/

Ana Hickmann é presença confirmada no SICC

Crédito: Divulgação

 

Apresentadora e empresária visitará a feira e participará de uma coletiva de imprensa

Uma das principais personalidades da moda brasileira será presença garantida na próxima edição do SICC - Salão Internacional do Couro e do Calçado. A apresentadora e empresária Ana Hickmann estará em Gramado/RS para participar da feira realizada entre os dias 21, 22, e 23 de maio nos pavilhões do Serra Park. Ela estará na feira no segundo dia do evento.

Com uma sólida carreira nas passarelas internacionais, Ana Hickmann tem uma forte ligação com o universo da moda. Atualmente como apresentadora da TV Record, Ana também é empresária. Em sua passagem pelo SICC ela visitará o estande da marca de bolsas que leva o seu nome. A grife Ana Hickmann é produzida pela fabricante paulista Galpão Fashion, e terá seu espaço localizado na Estação 3. Durante a estada de Ana Hickmann na feira ela circulará pelo SICC e conhecerá lojistas visitantes. A apresentadora também participará de uma coletiva de imprensa.

Continue lendo
fenin

Festival de Cinema de Gramado apresenta identidade visual de sua 46ª edição

 

Assinada pela agência Gemelo, campanha projeta o futuro do evento serrano a partir de sua própria trajetória

Perpassar a história, conectar-se com o presente e buscar um olhar paradoxal sobre o futuro. É com esse conceito que o Festival de Cinema de Gramado apresenta a identidade visual de sua 46ª edição. O projeto, assinado pela agência Gemelo, de Gramado, propõe um diálogo entre o resgate histórico do evento e suas adaptações ao longo dos anos, trazendo diferentes nuances e formatos.

Segundo o diretor de criação da agência, Gustavo Melo, a identidade visual deste ano é resultado de uma extensa pesquisa em cima de outros grandes festivais de cinema mundiais. “A partir dessa perspectiva, buscou-se entender a singularidade do Festival de Cinema de Gramado em meio aos seus pares, construindo assim sua paleta de cores e formatos, onde trabalhamos numa escala de cinza, que remete à elegância, chegando ao vermelho, que denota o icônico Tapete Vermelho de Gramado”, comenta Melo.

Com inscrições abertas até o dia 11 de maio para as mostras competitivas de longas-metragens brasileiros e estrangeiros e curtas brasileiros, o 46º Festival de Cinema de Gramado também abre, no próximo dia 13, o período de inscrições para a tradicional Mostra Gaúcha de Curtas, realizada em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Lembrando que o evento serrano acontece entre os dias 17 e 25 de agosto na Serra Gaúcha. Mais informações no site www.festivaldegramado.net.

Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais traz Presidenciáveis à Gramado

Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais traz Presidenciáveis à Gramado

Senador Alvaro Dias em jantar na Caza Wilfrido, Tapera Italiana, na noite de quarta-feira. Nesta quinta ele está presente na Conferência. Crédito: Tela Tomazeli

A Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, realizada anualmente pela Unale – União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, terá sua 22ª edição em 2018. Neste ano, a CNLE será nos dias 9, 10 e 11 de maio, em Gramado-RS.

Com a finalidade de estabelecer um espaço de oportunidades para a realização de palestras e provocar o debate sobre temas incorporados às agendas regionais e nacionais, a CNLE favorece a interlocução entre os parlamentos estaduais na discussão de temas relevantes para garantir o crescimento do país.

Este intercâmbio de experiências proporciona aos participantes ampliar a sua área de conhecimento e melhorar as políticas públicas regionais com inovações e soluções adotadas fora de seus estados. O evento também oportuniza o encontro das entidades vinculadas aos legislativos estaduais, para a atualização profissional e discussão de temas relacionados com as suas atividades funcionais.

 

10 DE MAIO | QUINTA-FEIRA

08h – Credenciamento
09h30 – 11h – Painel: Gestão e Controle dos Gastos Públicos e a Governança
Palestrantes:  Augusto Nardes – Ministro do Tribunal de Contas da União-TCU

Fábio Túlio Nogueira – Presidente da ATRICON

Iradir Pietroski – Presidente do TCE-RS

Orlando Pessuti – Presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, governador do Paraná em 2010.

11h15 – 11h45 – Apresentação de case: Controle dos Gastos Públicos nas Casas Legislativas
Palestrante:  Ilana Trombka – Diretora Geral do Senado

11h45 – 12h15 – Painel: Efeitos econômicos do cadastro positivo na arrecadação nos estados
Palestrantes: Elias Sfeir – Presidente da Associação Nac. dos Bureaus de Crédito-ANBC

Julien  Dutra – Diretor de Relações Governamentais-ANBC

12h30 – Almoço


14h – 16h50 – Painel: Panorama político nacional
Painelistas:

Álvaro Dias          

Ciro Gomes  

Manuela D’Ávila

Guilherme Boulos

Henrique Meirelles

Mediadora:  Rosane de Oliveira – Jornalista e Colunista da RBS

17h – 18h – Palestra motivacional: Superação
Palestrante:  Jakson Follmann – Embaixador e goleiro da Chapecoense

NOITE LIVRE

 

Veja o restante da programação:

Continue lendo
prawer

Grupo de empresários do trade turístico com problemas de deslocamento entre as cidades se unem na busca de exigir melhorias no trânsito

Visto a publicação de algumas referências que estão sendo trabalhadas por um grupo de empresários em Gramado, na questão da mobilidade urbana, quando essa mesma tratativa também está sendo desenvolvida através de um grupo de estudo oficial, capitaneado pela Prefeitura Municipal de Gramado, resolvemos conversar com ex-secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana de Gramado, André Castilhos, um dos participantes da iniciativa.  O grupo é composto ainda por nomes como de Mariana Melara dos Reis, Jorge Drum, Alemir Coletto, Otto Vern e liderado pelo empresário Deivid Palma da empresa Personalitur e fundador da *COOPERTURH – Cooperativa de Turismo da Região das Hortênsias. 

Propósitos da Cooperturh:

- Criar infraestrutura adequada para prestar serviços turísticos e comercializar tais serviços;

- Elaborar e montar roteiros turísticos;

- Organizar e capacitar guias de turismo, especializados nos roteiros turísticos oferecidos pela cooperativa;

- Divulgar o portfólio de serviços oferecidos pela cooperativa;

- Organizar e viabilizar viagens turísticas.

 

Gramado Magazine: Do que se trata este projeto de mobilidade urbana para Gramado e Canela, que está sendo desenvolvido por um grupo de pessoas, fora da esfera pública?

André Castilhos: Grupo de empresários do trade turísticos com problemas de deslocamento entre as cidades se uniram na busca de exigir melhorias no trânsito, aberturas de novas vias, por exemplo.

 

GM: Por que esta comissão foi formada, paralela ao estudo que está sendo realizado pela prefeitura municipal de gramado?

AC: A liderança deste movimento é a Coopertur (Cooperativa de Turismo da Serra) através de seu presidente Deivid Palma, de acordo com ele, serão levantados dados e sugestões para ambos os municípios. Não se trata de um projeto paralelo, entendi que querem se apropriar de informações para ter mais argumentos para debater isso no momento oportuno

 

GM: A apresentação desse projeto terá custo para as prefeituras?

AC: Todos são voluntários, lideranças políticas, representantes de entidades. Acredito que as pessoas estão se qualificando para poder colaborar com o executivo e, minha participação e do Coletto foi para colaborar com as informações que conseguimos colher durante o período que estivemos no executivo.

 

GM: E por que não foi feito? .

AC: Não deu tempo, criei uma secretaria e todas as condições para que ela pudesse trabalhar (não tínhamos viaturas nem estrutura para isso, éramos um departamento dentro do planejamento, em uma salinha na entrada), mesmo assim deixamos o termo de referência, um trabalho com muitas mãos e super profissional que se encontra no executivo, pronto para ser usado.

 

Na íntegra agora o que esta sendo debatido, material enviado por nosso entrevistado:

 

Continue lendo

Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável e Plano de Mobilidade Urbana, poder público está trabalhando desde 2017

Entramos em contato com a Prefeitura Municipal de Gramado, solicitando um parecer sobre a Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável e Plano de Mobilidade Urbana que está sendo desenvolvido pelo setor público, dentro do projeto  e abaixo a colocação do Secretário de Planejamento do municipio de Gramado, Jeferson Zatti.

‘A Prefeitura Municipal de Gramado, com a consultoria do renomado Arq. Rubén Pesci, com experiência de mais de 40 anos em Planos de Mobilidades, Agendas Estratégicas e Planos Diretores em dezenas de países do mundo, iniciou os trabalhos da Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável e Plano de Mobilidade Urbana em dezembro de 2017, com as pesquisas de origem-destino, pois neste período a cidade vive seu pico de movimento e tráfego de veículos. Desde então já foram promovidas 3 Oficinas Públicas, com enorme adesão, onde os diferentes setores da comunidade foram convidados a participar das definições das principais estratégias de desenvolvimento da cidade, dentre elas o próprio Plano de Mobilidade, que, aliás, não pode ser trabalhado desconectado com o planejamento urbanístico da cidade, sob pena de tornar-se inócuo.

Entre os dias 16, 17 e 18 a Prefeitura de Gramado promoverá algumas reuniões de trabalho sobre o tema, entre a equipe de consultores e diferentes grupos, secretários municipais, vereadores, empresários, conselhos e profissionais da construção civil, visando agregar os últimos detalhes ao plano.

A Agenda Estratégica e o Plano de Mobilidade serão concluídos até o final do mês de junho, quando serão apresentados à comunidade em grande evento. A partir daí, serão desenvolvidos os projetos de lei para encaminhamento à Câmara de Vereadores. ’

Aprovado novo Código de Posturas de Gramado

Foi aprovado, na noite de 07 de maio, o novo Código de Posturas de Gramado. A proposta foi apresentada após estudo detalhado realizado pelo Legislativo, com respaldo e apoio do Executivo e de entidades relacionadas.

Para tanto formou-se uma Comissão em 2014 que iniciou os trabalhos. Inúmeros vereadores e servidores atuaram na elaboração do projeto, alterando a redação para que o novo texto possa atender a atual demanda de Gramado.

O projeto foi modernizado, ajustado a realidade, adaptado as legislações vigentes e reorganizado. No Código de Postura ficam instituídas as medidas de polícia administrativa, a cargo da municipalidade, relativas à higiene, à ordem e à segurança públicas, aos bens do domínio público e ao funcionamento de estabelecimentos em geral, regulamentando as obrigações do poder público municipal e dos habitantes do Município.

 

Leia na íntegra abaixo:

Continue lendo

Maio Amarelo em Gramado: palestras e blitze para conscientização

🚗

👉 Buscando maior conscientização sobre a segurança no trânsito e o incentivo à mudança de comportamento da comunidade, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana de Gramado apoia e promove ações da campanha internacional Maio Amarelo. 

O tema da campanha em 2018 propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e a reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade, estimulando todos os condutores e também pedestres e passageiros a optarem por um trânsito mais seguro.

🚦Maio Amarelo - O Maio Amarelo é uma campanha internacional e tem o mote “Nós somos o trânsito”, que discute com a sociedade atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. A campanha envolve poder público, empresas, entidades de classe, associações, dentre outros.

 

Crédito: Divulgação

 

‼️PROGRAMAÇÃO:

📍16/05/2018 – 10h - Blitz educativa na Avenida Borges de Medeiros, com duração de 40 min

📍22/05/2018 – 19h30 – Palestra no Colégio Estadual Santos Dumont, no bairro Centro, com alunos do ensino médio;

📍28/05/2018 – 9h – Palestra na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, no bairro Avenida Central, com alunos do 6º ao 9° ano

📍29/05/2018 – 16h – Blitz educativa na Avenida Borges de Medeiros, com duração de 40 min. Fonte: Prefeitura Municipal de Gramado

casas caracpol

🚎 Gramado recebe doação de ônibus cultural itinerante 🚎

📍Em breve, a comunidade de Gramado verá rodando pelas ruas da cidade um projeto itinerante e que levará cultura, através de oficinas, e diversão para todos os bairros: o Cult Bus.

 

Crédito: Carlos Borges

 

👉 O primeiro passo para a implantação do projeto foi a doação de um ônibus pela Citral à Prefeitura de Gramado, realizada nesta segunda-feira (7). O prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, e o secretário da Cultura, Allan John Lino, receberam o veículo do sócios-diretores da Citral, Airan Ferreira Borges e Ricardo Luiz Neumann. Nos próximos meses, o ônibus passará por adaptações para ganhar novas funcionalidades, recebendo oficinas, teatros, shows e até uma biblioteca móvel.

❕ A Secretaria da Cultura está em busca de empresas que queiram ser parceiras neste projeto e na reestruturação do ônibus. A intenção é também que os artistas plásticos de Gramado revitalizem a parte externa do veículo. O Cult Bus, além de rodar as comunidades, estará presente em eventos como o Festival de Cinema de Gramado e o Natal Luz.

 

No vídeo: Empresa Citral doa ônibus para a Prefeitura Municipal de Gramado, Secretaria da Cultura, que será transformado para um ambiente de oficinas que percorrerão bairros e interior do município. Na oportunidade prefeito Fedoca diz que a 'Praça das Bandeiras', de onde as bandeiras foram retiradas, voltará a se chamar Leopoldo Rosenfeld. Secretario Allan John Lino ressalta a contratação da museóloga e projetos da Cultura. André Vaccari dá detalhes sobre a utilização do ônibus pela Secretaria da Cultura .

 

malbec

“Sabores do Mundo 2018” traz o tenor Dirceu Pastori

“Sabores do Mundo 2018”  traz o tenor Dirceu Pastori

Crédito: Divulgação

 

O tenor Dirceu Pastori, natural de Farroupilha (RS), o berço da imigração italiana no Rio Grande Sul, interpretará clássicos de Luciano Pavarotti, Andrea Bocelli, Placido Domingo e Jose Carreras. Crédito: Divulgação

 

O Wish Serrano se prepara para receber a estreia do  projeto “Sabores do Mundo 2018” no próximo dia 19 (sábado), a partir das 20h. O primeiro jantar temático do ano terá a gastronomia italiana como protagonista com um menu elaborado exclusivamente para a ocasião.  

O jantar será realizado no restaurante Garda e terá no menu, cinco ilhas gastronômicas diferentes (saladas, pratos quentes, molhos, polenta e sobremesas), além de duas estações de massas e risotos e mesa de pães e queijos diversos. Entre os pratos principais estão lasanha à bolonhesa, costela suína assada, galeto à primo canto e filé mignon ao molho de cogumelos.

Os participantes do jantar também concorrem a uma viagem para Roma (com acompanhante), incluindo passagens aéreas de ida e volta. E ainda: um show ao vivo do tenor Dirceu Pastori, além da banda Lovecats, que agitará o público com sucessos pop e rock nacional e internacional.

Referência. ​  O evento é aberto ao público em geral e pode ser adquirido à parte ou juntamente com a hospedagem. Os convites custam R$ 150 por pessoa e dão direito ao jantar, chopp, vinho da casa, água e refrigerantes. Conteúdo: Pablo Torres e Vanessa Ratti

Josiano Schmitt explica quem faz parte e como funciona Conselho da Gramadotur

area

Hard Rock Café Gramado seleciona equipe

super carros

GASTRONOMIA

Larissa Catarina Nunes Santana

Nutricionista. Especializaçda em Produção Alimentar e Alimentação Funcional. Pós Graduada em Alimentação Clínica

 

PREPARANDO A IMUNIDADE PARA A CHEGADA DO INVERNO 

O inverno está chegando, trazendo todo charme da estação, mas também, as doenças típicas desta época: gripes e resfriados. Então, o que podemos fazer para nos proteger?  Além de manter uma alimentação equilibrada neste período, o ideal é inserir no cardápio alimentos que melhorem o sistema imunológico, nos deixando mais resistentes no combate as enfermidades que possam surgir. Para que isto aconteça, existem alguns alimentos que não podem faltar no nosso prato nesta estação:

 

LARANJA

 Fonte: pixabay imagens

 

A Laranja contém grandes quantidades de vitamina C. Essa poderosa vitamina aumenta a resistência contra infecções, pois melhora o sistema imunológico. Tem propriedade cicatrizante e alto poder antioxidante. Os antioxidantes protegem o organismo da ação prejudicial dos radicais livres, além de melhorar o funcionamento dos vasos sanguíneos. O betacaroteno, fitonutriente que confere a cor à laranja, auxilia na prevenção do câncer.

 

GOJI BERRY

Fonte: pixabay imagens

 

Essa fruta possui propriedades antioxidantes que atuam na prevenção de doenças inflamatórias, câncer e ação antienvelhecimento. Melhora glicose, colesterol e ainda protege o coração e a visão, além de fortalecer o sistema imunológico. No Brasil a goji berry é comercializada em versão desidratada (tal como uma uva passa) e em extrato seco na forma de cápsulas. As quantidades recomendadas por dia para se obter seus benefícios variam entre 1 a 3 colheres de sopa da fruta desidratada. Pode ser utilizada no preparo de sucos, smoothies de frutas e nas misturas de cereais. 

 

COUVE

Fonte: pixabay imagens

 

A Couve é rica em ácido fólico, ferro, vitamina C e complexo B, nutrientes essenciais para a manutenção das funções orgânicas e fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo as doenças cardiovasculares e neurodegerativas. Além disto, é fonte de ácido fólico, que auxilia na maturação das células imune, auxiliando na resistência a infecções.

 

ALHO E CEBOLA

Fonte: pixabay imagens

 

O Alho é rico em selênio e zinco, nutrientes que auxiliam na prevenção de doenças como gripes e resfriados e outras infecções ligadas ao trato respiratório. Também é rico em alicina, substância anti-inflamatória, antiviral e bactericida. É muito importante utilizar o alho diariamente na preparação das refeições, pois além de melhorar o sistema imunológico, ele é um excelente substituto para o sal de cozinha.

Já a Cebola possui uma sustância chamada quercitina, importante na melhora do sistema imunológico, além de vitaminas A e C que também são importantes na prevenção de doenças virais e alérgicas. 

 

GENGIBRE 

Fonte: pixabay imagens

 

O Gengibre é rico em vitaminas B6 e vitamina C, que possuem ação bactericida. Possui compostos fenólicos (gingerol e shogaol) com ação anti-inflamatória, antioxidante e anticancerígena. Ideal para ser usado adicionado em sucos, sopas e pratos quentes.

Agora é só proteger do frio e curtir a estação mais charmosa do ano!

 

E-mail do colunista: larissacatarina@yahoo.com.br

O conteúdo da coluna assinada assim como as imagens é de responsabilidade do colunista.

MURAL

 

 

 

 

 

Jornalista Marcos Santuario - A pedido, especial para os acadêmicos de pós graduação e graduação... meu novo livro está disponível também na Livraria Infinity... no Campus 2 da Universidade Feevale ...claro que autografo ... entre Tolstoi e Dylan... alta companhia!! 

 

 

nossa senhora passe a frente