Edição Nº 584 - 01/03/2018

01/03/2018

Desistir é algo profundamente triste

A pior coisa que pode acontecer é quando desistimos de uma pessoa, seja em que tipo de relação for, não só afetiva. Eu fico muito triste, mas, boa parte do tempo nos guiamos por palavras, construímos uma imagem enaltecedora e, como o tempo é o senhor da razão, em algum momento o vidro desembaça.

Boa leitura e, perdoe o atraso na publicação, os últimos dias foram bem tensos, fisicamente. Mas, cá estamos, nessa edição quase que um mural de 2018. É bom anotar na agenda e marcar presença ou, viagem para a data (hahahahaha)!

Seguem algumas imagens que eu e meu 'Moto' capturamos num 'bate e volta' à Brasília.

Um abraço

Tela

 

clique nas imagens para ampliar!

Eita meu Rio Grande, voltei! Crédito: Tela Tomazeli

prawer

Recomendamos para quem mora, ou está de passagem por Brasília, visitar a exposição que comemora 100 anos de Athos Bulcão

Vamos prestigiar a inauguração da primeira ciclofaixa de Gramado

Vamos prestigiar a inauguração da primeira ciclofaixa de Gramado

 

Crédito: Divulgação

 

A partir do dia 3 de março (sábado), os ciclistas da cidade e da região possuirão um local com mais mobilidade e segurança. E para inaugurar a primeira ciclofaixa da cidade, a Prefeitura de Gramado, em parceria com o Grupo Sinos, promoverá um passeio ciclístico no bairro Planalto. A atividade inicia às 9h e a largada será às 10h, no Lago Joaquina Rita Bier. O intuito da ação é a participação e envolvimento da comunidade, dessa forma crianças acima de sete anos, já podem participar, acompanhadas de seus pais ou responsáveis.

O bairro Planalto foi escolhido para receber o projeto embrionário por conta da sua topografia favorável e por não possuir um trânsito muito intenso de automóveis. O percurso inicia no Joaquina Rita Bier, seguindo pelas ruas Reinaldo Bertoluci, Pedro Candiago, Demetrio Pereira dos Santos, Bruno Ernesto Riegel até chegar no Carrieri, onde o ciclista pode contornar o local. Em seguida, passa pela Rua da Juventude até o Lago Negro. O caminho de volta contempla as vias Juventude, Bruno Ernesto Riegel, João Alfredo Schenider, F. G. Bier, até retornar ao Lago Joaquina.

Segundo o prefeito João Alfredo Bertolucci, essa ciclofaixa será um grande teste deste equipamento que está no caminho da inteligência turística, envolvendo cada vez mais as famílias gramadenses, que é exatamente uma das metas da administração. “A ciclofaixa não é nenhuma modernidade ou exigência legal para o município. É uma questão de modernidade. É uma tendência das grandes cidades que enxergam na diversidade de sua mobilidade urbana uma necessidade imperiosa, além do investimento na energia limpa. Valorizar a bicicleta, ajudando a diminuir os veículos automotores, e ao mesmo tempo criar uma relação de convívio com o pedestre, é uma prioridade para Gramado”, comenta.

Com percurso total de 3 km, o trajeto interliga pontos turísticos como Lago Negro, Lago Joaquina Rita Bier e Carrieri. As calçadas passaram por manutenção e as ruas receberam estacas com placas de sinalização viária. As vias também tiveram pintura específica e a sinalização horizontal com placas e tachões. A ciclofaixa no bairro Planalto é a primeira fase do Plano Cicloviário para o município, pois além deste trajeto serão sinalizadas outras rotas nos próximos meses.

“Esta ciclofaixa que vai ser entregue à comunidade gramadense é o cumprimento de um compromisso firmado com a sociedade. Nosso objetivo é atender uma antiga e importante reivindicação já que a ciclofaixa é um novo espaço de lazer para comunidade, para democratizar o uso do espaço público, além de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. Esse projeto vem contribuir com a nossa ideia de uma Gramado mais sustentável”, comenta o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Luiz Quevedo.

 

Entenda o trajeto:

 

Pontos azuis: Nestes locais, as ruas serão divididas com tachões, separando os veículos dos ciclistas;

Pontos amarelos: O ciclista não divide a via nem com carros nem com pedestres;

Pontos verdes: Os ciclistas realizarão o trajeto pela calçada, compartilhando o local com pedestres. A preferência será dos pedestres;

Pontos vermelhos: O trajeto será compartilhado entre carros e ciclistas. Neste caso, a prioridade será dos ciclistas. Conteúdo: Renata Garcia / Estagiária de Jornalismo

malbec

Wish Serrano Gramado recebe 50 colunistas sociais do RS neste final de semana

 

 

Pompa e circunstância

 

Casting majestoso

Crédito: Divulgação

A agência de modelos LOV Mgmt, liderada por Marcelo Bragagnolo sobe a serra com um casting majestoso, confira algumas das TOPS que apresentarão os vestidos da estilista Ju Cardoso em uma tarde de requinte.

 

Trilha

Crédito: Divulgação

O cantor Fabiano La Falce , abre o desfile Chateau de Versailles cantando ao vivo La Vie en Rose, e em seguida o Dj Marcos Maffei, que esta preparando uma trilha sonora de extremo requinte, ao som de piano e violino. O desfile da coleção inverno 2018 da estilista Ju Cardoso , faz parte da programação da Jornada dos Colunistas Sociais do RS, que acontece neste final de semana no Wish Serrano em Gramado.

 

casa caracol

Mamma Mia festeja 92 anos da vó Lacy Bertoja com jantar beneficente

 

Lar de Idosos Maria de Nazaré

Será dia 12 de março, a partir das 19h, no Galeto Mamma Mia, o jantar de comemoração dos 92 anos da vó Lacy Bertoja. Os convites estão à venda ao preço de R$ 100, bebida não inclusa, na Chameleon, situada no Largo da Borges.  Estarão servindo os convidados uma equipe de primeira linha, veja: Cristina e Adriano Bonato; Carla Leidens; Cris Petry; Vera Roloff e Gilnei Benetti; Adriana Silveira e Mateus Reck; Keli Salvatori Büttenbender e Marco Fontanari; Iara Urbani; Beatriz Ribeiro; Michele e Ronaldo Pinheiro e Edson Néspolo.

Caso você compre o convite e queira receber no dia, a partir das 19h, em sua casa, basta comunicar pelo WhatsApp Tela Tomazeli 54 98131 3498, até sexta-feira, dia 9 de março. Dessa forma nos organizamos para o tele entrega dia 12. Bacana né, o que não faço para facilitar a tua vida e ao mesmo tempo fazer com que faças parte no processo!!!!. A entrega não está inclusa no convite. Toda a renda será revertida ao Lar de Idosos Maria de Nazaré, aplicado para pagamento do décimo e férias dos funcionários, em novembro.

O coelho chega em Gramado no próximo dia 16 de março

 

nonno

Educação valorizada

Kurotel comemora seus 36 anos com ampliação de novas suítes e mais opções para os clientes

 

O Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, comemora no mês de março seus 36 anos de trabalho de atuação na área da saúde preventiva. Para comemorar esses anos de história, credibilidade e dedicação no dia 24 de março acontecerá a cerimônia de abertura da Ala Contemporânea. Nesta ocasião, clientes hospedados na semana também poderão desfrutar de uma experiência gastronômica com o almoço assinado pela Chef Amandine Bondoux, filha de Jean-Paul Bondoux, chef francês do renomado restaurante La Bourgogne da rede Relais & Châteaux de Punta del Este.  

O novo espaço contará com novas suítes amplas e confortáveis seguindo uma tendência mundial clean. A ideia é que o cliente sinta-se em casa, por isso, as suítes são mais espaçosas, 52m2 assim como a decoração do ambiente foi pensada em cada detalhe para proporcionar maior acolhimento. Baseado no princípios da sustentabilidade, toda a obra foi pensada na preservação nativa e ainda 100 novas espécies estão sendo plantadas nas dependências do Centro Médico como objetivo de integrar pessoas a natureza. “Todas as inovações do Kurotel sempre foram baseadas em pedidos de clientes que agora podem desfrutar de mais opções dentro do Kurotel”, destaca Rochele Silveira, sócia-diretora do Kurotel.

Continue lendo

Festejar Gramado confirma detalhes de sua terceira edição na Caza Wilfrido

Feira de negócios destinada a produtos e serviços para eventos, a Festejar Gramado já tem data confirmada para a realização de sua terceira edição na Serra Gaúcha. Nos dias 26 e 27 de maio, expositores dos mais diferentes segmentos chegam à Caza Wilfrido, em Gramado, para participar deste evento que, somente em sua última edição, recebeu mais de 3.200 visitantes. Em dois dias de programação, a Festejar traz um panorama de cinco segmentos do ramo de festas e eventos: aniversários, formaturas, casamentos, eventos corporativos e festas infantis.

Faça sua reserva para a Noite do Namorados

Faça sua reserva para a Noite do Namorados

 

A Caza Wilfrido realizará o evento mais romântico do ano e gostaria de convidar você para dar uma espiadinha no vídeo da Noite dos Namorados de 2017, produzido pela DC filmes de casamento. Garanta o seu ingresso: http://cazawilfrido.com.br/noite-dos-namorados. Esta noite inesquecível ocorrerá na Caza Wilfrido, dia 09/06/2018, as 20 horas. Em caso de dúvida, entre em contato: bruna@cazawilfrido.com.br ou pelo Whatsapp (54)99935-0313.

 

super carros

46º Festival de Cinema de Gramado abre inscrições no dia 5 de março

 

Crédito: Diego Vara

 

Realizadores de todas as gerações e de diferentes pontos da América Latina já podem marcar na agenda: no dia 5 de março, o Festival de Cinema de Gramado abre as inscrições para as mostras competitivas de sua 46ª edição, que acontece de 17 a 25 de agosto

O prazo final para a submissão de filmes nas 12 categorias de longas-metragens brasileiros, 6 de longas-metragens estrangeiros e 10 de curtas brasileiros é 22 de abril. No site oficial do evento serrano (www.festivaldegramado.net), estarão disponíveis a ficha de inscrição e o regulamento de cada mostra para consulta.

Continue lendo

Feijoada do Bem será em 22 de setembro, em Gramado

Crédito: Tela Tomazeli

 

A comissão é composta por: Angelita Ecker, Tiziana Ludwig, Andreia Ecker, Vera Roloff; Marina Land Gomes, Ana Carolina Bonato e Kieram Ecker (que eram voluntários jovens e agora passaram para a comissão adulta), Tela Tomazeli, Adriana Silveira, Patrícia Raymundi, Carla Bonato. Mais, 30 voluntários jovens. Em breve mais informações.

Corrida Pela Vida

Ilton Muller, voluntário atuante na Corrida pela Vida registra a data do evento: dias 15 e 16 de setembro.

As madrinhas do Jantar do Nonno

Durante 2018, mensalmente, o restautante Nonno Mio irá realizar um jantar capitaneado por uma convidada. Março foi a vez de Claudinha Mejolaro abrir o ano. Em abril serei eu, Tela Tomazeli, que estarei 'madrinhando' o Nonno. O jantar acontece dia19, com cardápio bem tradicional da culinária colonial, abrindo com bolinho de batata e, vou aproveitar a noite para comemorar meu aniversario que é dia 24. Então meus amigos, reservem a data porque vou mandar fazer um bolo e quero apagar velinhas com vocês.

 

Claudinha Mejolaro

Crédito: Arquivo pessoal

 

Por que topei ser a madrinha do Jantar dos Amigos?

Primeiro porque sou amiga íntima da Laurinha Andreis e já que o jantar tem esse foco, na amizade, foi irrecusável! O convite foi feito por outra pessoa que considero muito, Carla Leidens, amiga querida que, nas palavras dela, “gosta de crescer dando as mãos para as pessoas”. Então, com base nisso, topei na hora, mesmo estando no final da gestação do nosso Miguel!

Costumo dizer que, para quem não tem família morando próximo, que é meu caso, fazer/ter/conservar amigos é imprescindível! Moramos em Gramado há 9 anos e nesse período todo conheci pessoas que hoje são nossa família daqui! Seja para sair dar uma boa risada (que eu adoro, diga-se de passagem), seja para dar a mão quando necessário!

O convite da Nonno me deixou super feliz e orgulhosa, pois sempre considerei um restaurante maravilhoso e muito tradicional na nossa cidade. Ter sido escolhida a madrinha de Março foi uma honra pra mim!

Hoje à noite vou receber amigos muito queridos na minha vida! Estou super feliz com isso! Infelizmente algumas pessoas importantes não poderão comparecer, mas estarão lá comigo de coração, tenho certeza!

Motoristas podem optar por versão digital da CNH

Com a modernização de softwares, se amplia cada vez mais aplicativos e ferramentas para agilizar e facilitar o dia a dia do cidadão. Uma das novidades é a Carteira Nacional de Habilitação eletrônica que está sendo implantada nos Estados brasileiros desde 2017. Até 1º de julho de 2018, todos os Detrans do país deverão estar aptos a emitir a CNH eletrônica, disponibilizada em aplicativos de celular para as plataformas iOS e Android.

 

Imagem acessada com um clique

A utilização da CNH-e só é permitida para quem tem o documento impresso com QR Code no lado interno da Carteira. Este QR Code só aparece nos documentos emitidos a partir de maio de 2017. O condutor pode pedir emissão da 2° via da Carteira ou aguardar a data do vencimento da mesma.

Continue lendo

Prefeitura de Gramado abre concurso para mais de 100 vagas. Edital deve ser publicado no final de março

 Crédito: Carlos Borges

 

Em alguns dias, a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Administração, irá iniciar o processo de seleção para diversas áreas do serviço público da cidade, através de concurso. Mais de 100 vagas são ofertadas, além de cadastro reserva para mais de 70 cargos diferentes, com salários que variam de R$ 1,2 mil a R$ 12,6 mil.  A banca contratada para realização do processo seletivo é a Fundação La Salle. 

O edital contendo as informações do concurso deve ser publicado no dia 25 de março, tendo as provas realizadas durante o mês de maio deste ano, em três finais de semana seguidos. São esperados mais de 10 mil inscritos, que concorrerão a vagas que exigem desde o nível fundamental até o nível superior. O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00 para os cargos de Ensino Fundamental, R$ 70,00 para os cargos de Ensino Médio, e R$ 125,00 para os cargos de Ensino Superior. O concurso público será válido por dois anos, podendo ser renovado pelo mesmo prazo (totalizando quatro anos).

 

Veja as vagas para cargos públicos:

Continue lendo
super carros

Oficinas reúnem a comunidade para pensar o futuro de Gramado. Infelizmente, o horário comercial, não permitiu que a população participasse das oficinas

Oficinas reúnem a comunidade para pensar o futuro de Gramado. Infelizmente, o horário comercial, não permitiu que a população participasse das oficinas

Oficinas reuniram a comunidade para diagnóstico do município e para preparar a cidade para o futuro . Crédito: Martina Belotto


Atividades integram a Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável e Mobilidade Urbana
Dando continuidade às ações da Agenda Estratégica de Gramado, representantes e lideranças da comunidade participaram de oficinas públicas promovidas pela Prefeitura com a coordenação técnica do arquiteto e urbanista Rubén Pesci, referência mundial na área. As oficinas, que ocorreram na segunda (26) e terça (27), no Polo Véra Grin da Universidade Aberta do Brasil (UAB), foram uma oportunidade da população pensar no futuro da cidade, apontando desafios e sugerindo possíveis soluções. O prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, *lembrou da importância da cooperação da comunidade. “A presença de cada um de vocês é importante para pensarmos juntos o futuro de Gramado. Assim, podemos construir uma cidade sustentável e melhor para todos”. 

 

Crédito: Martina Belotto

 

As oficinas foram um espaço de diagnóstico, de diálogo e de opinião dos participantes para a Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável e Mobilidade Urbana. A metodologia utilizada durante as oficinas dividiu as pessoas em dois grupos, que trabalharam nas temáticas de Ecoforma, sobre questões de biodiversidade e ecossistemas naturais, e de Socioforma, que abordou questões sociais e econômicas. 

Para o arquiteto e urbanista Rubén Pesci, que lidera a equipe da CEPA Consultora, os trabalhos tiveram bom aproveitamento. “Percebemos um grande nível de comprometimento e responsabilidade das pessoas. Elas demonstram querer conhecer mais sua cidade e avançar na ideia de sustentabilidade econômica, social e ecológica. Esse é um trabalho de percepção e de mapeamento, que exige envolvimento comunitário”, disse.

O secretário de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil, Jeferson Zatti, agradeceu a participação da comunidade. “Fico muito feliz em saber que tantas pessoas se preocupam com o futuro da nossa cidade. Com a participação de todos, podemos debater questões, estabelecer prioridades e propor novas ideias”. 

O trabalho já desenvolvido pela CEPA em Gramado também foi apresentado nas oficinas, que inclui a realização de uma pesquisa com moradores para o mapeamento de dados sobre as dificuldades no trânsito, visitas de campo com a equipe projetual para reconhecimento das questões e problemáticas da cidade e oficinas com a equipe técnica municipal.

As próximas etapas da Agenda Estratégica envolvem uma pesquisa sobre o transporte público e uma nova oficina no final de março, em que a comunidade será convidada a participar novamente. Essa oficina trará os resultados dos últimos trabalhos, com os principais conflitos e as principais potencialidades observadas. O objetivo será encontrar estratégias sustentáveis, buscando combater os conflitos e aproveitar as oportunidades do município.

Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável e Mobilidade Urbana – Iniciativa da administração municipal, a Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável e Mobilidade Urbana busca preparar Gramado para os desafios do crescimento com um olhar sustentável. O trabalho tem sido coordenado pelo arquiteto e urbanista, Rubén Pesci, que é referência na área, e pela equipe da CEPA Consultora. Pesci e a equipe apresentarão à administração, em maio, além do Plano de Mobilidade, uma agenda de estratégias a curto, médio e longo prazo que terão o papel de direcionar as políticas de desenvolvimento da cidade nas próximas décadas.Texto: Martina Belotto

 

Crédito: Martina Belotto

Comunidade nas eleições indiretas para diretores das escolas municipais

Prefeito Fedoca assina decreto que amplia a participação da comunidade nas eleições indiretas para diretores das escolas municipais! O prefeito explica ainda porque não ocorrerá eleições diretas através do processo democrático que a administração desejava.

 

Secretário de Administração

Secretário de Administração comparecerá a Sessão Especial

O secretário da Administração, Julio Dorneles foi convocado pela Câmara Municipal de Gramado para Sessão Especial que acontece no dia 07 de março, às 14h, para que preste esclarecimentos sobre fatos veiculados recentemente nas mídias locais, a respeito de sua auto nomeação para o cargo de Professor Área 2 História. A comunidade é convidada a assistir no Plenário da Casa, ou pelas redes sociais Youtube/CâmaraGramado ou ainda na fanpage Câmara de Vereadores de Gramado.  

galangal

Feijoada em prol da segurança pública de Gramado e Canela

Em sua segunda edição a Feijoada da Solidariedade, que ocorrerá no dia 7º de abril, das 12h30min às 16 horas, no Hotel Continental de Canela, tem como objetivo arrecadar fundos em prol da Brigada Militar e da Policia Civil de Canela e Gramado. Toda renda arrecada será para a segurança e tranquilidade da nossa região.

Continue lendo

Nova diretora de decoração e espetáculos cobertos, essas são as novidades para Natal Luz 2018/19

Nova diretora de decoração e espetáculos cobertos, essas são as novidades para Natal Luz 2018/19

Prestação de contas 2017/18.

 

Explanação da diretora de Eventos da Gramadotur, Iara Sartori.

 

 

Explanação do diretor Administrativo/Financeiro da Gramadotur, Alfredo Antônio Galafassi

 

Explanação do presidente da Gramadotur, Edson Néspolo.

 

Natal Luz 2018/2019

A 33ª edição do evento terá abertura em 25 de outubro e término em 13 de janeiro de 2019. Entre as novidades anunciadas na Coletiva de Imprensa estão: 

• Os diretores do próximo Natal Luz serão: Claudia Casagrande (Diretora de Decoração) e Edson Erdmann (Diretor Artístico). 

• O Natal Luz voltará a contar com Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

• Show de Acendimento: Diário, às 20h30, com elenco. (Gratuito).

• Vila de Natal: Continuará todos os dias na Praça das Etnias. Haverá shows e atrações em programação gratuita. 

• Rua Coberta: Continuará com shows e atrações diárias, estando na programação. (Gratuito) .

• Reencontros de Natal: Será mantido o formato do espetáculo, com ajustes e adequações no lago Joaquina Rita Bier. Acontecerá todas às quartas-feiras e sábados em outubro, novembro, dezembro e janeiro. No mês de dezembro, o espetáculo ocorrerá segundas, quartas e sábados. 

• Espetáculo Infantil: Será remodelado, incluindo novos países e poderá ser alterado também o nome Natal Pelo Mundo. As modificações e o nome do espetáculo serão conhecidos até 30 de abril. Proposta que aconteça no pavilhão 3 da Expo Gramado, todas as terças e sextas-feiras. 

• Grande Desfile de Natal: Com reformulações e adequações. Os espetáculos deverão ocorrer no pavilhão 2 da Expo Gramado, às quintas-feiras e domingos.

 

 

Seleção de elenco para o Chocofest na Magia da Páscoa será terça-feira em Nova Petrópolis

Crédito: Divulgação Chocofest.

 

Na última quinta-feira, dia 1º de março, o personagem principal do Chocofest, Conde Guloseima, visita escolas de Nova Petrópolis para convidar os alunos a participarem da Seleção de Elenco do Desfile do Chocofest na Magia da Páscoa. 

A seleção ocorre na próxima semana, na terça-feira dia 06, no Centro de Eventosda cidade, a partir das 19 horas. Inicialmente serão selecionadas 110 crianças que irão integrar o elenco do desfile que ocorre nos dias 24/03, 25/03, 31/03 e 1º/04. No mesmo dia e local voluntários poderão se candidatar para demais atividades relacionadas ao evento, a seleção nesta categoria inicia às 16 horas.

Continue lendo
nspf