Equipe de nutrição do Kurotel sugere receitas para incluir ingredientes da safra atual para uma alimentação saudável

Cada alimento tem seu período de safra e quando colhidos na época correta apresentam melhor qualidade, frescor, variedade e, de quebra, são mais acessíveis ao consumidor. Entre os ingredientes que merecem destaque no mês de março estão o kiwi, a pera, as folhas verdes e os pescados, perfeitos para o período da Quaresma. Dê preferência para alimentos orgânicos, que são muito mais saudáveis. A equipe de nutrição do Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa de Gramado elaborou algumas receitas rápidas e fáceis para incluir esses elementos na alimentação.  

 

KIWI: Com alto poder antioxidante, a fruta tem sido relacionada à prevenção de doenças causadas pelo estresse oxidativo, como a arteriosclerose. Cálcio, magnésio, ferro e potássio são alguns dos compostos do kiwi, elementos minerais que auxiliam no equilíbrio da tensão arterial e podem aumentar as defesas do organismo, além de ser riquíssimo em vitamina C. 

SUCO TROPICAL

Ingredientes
1 fatia de abacaxi
½ laranja
1 kiwi
1 maçã
½ xícara(chá) de água

Modo de preparo: Liquidifique todos os ingredientes. Coloque num copo decore e sirva em seguida

Rendimento: 5 porções
Calorias da porção 42

-----

 

PERA: É uma grande aliada de uma dieta saudável por possuir grandes quantidades de vitamina C e potássio. A fruta pode ser comida ao natural ou fazer parte de inúmeras receitas, até mesmo salgadas. Ela também ajuda a inibir o apetite, devido a sua quantidade de fibras.

PERA RECHEADA COM GORGONZOLA

Ingredientes
2 peras médias
3 colheres(sopa) de queijo gorgonzola ralado
2 ½ xícaras (chá) de suco de laranja
1 colher (sopa) de gengibre em lascas
1 colher (chá) de canela em pó
2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo: Descasque as peras e cozinhe-as com o suco de laranja e o açúcar até que fiquem macias. Retire as peras e mantenha o suco de laranja no fogo, adicione o gengibre. E ferva em fogo baixo. Deixe ferver até que fique com um a consistência levemente cremosa. Misture o queijo com o molho branco até obter a consistência cremosa. Divida as peras em 2 partes e recheie com o queijo. Coloque no prato as peras, regue-as com o molho. Decore com canela e gengibre.

Rendimento: 4 porções
Calorias por porção: 215

-----

FOLHAS VERDES: Têm muitas fibras e poucas calorias, sendo uma boa alternativa de conseguir saciedade por mais tempo. No mercado não faltam opções: alface, rúcula, couve e agrião são apenas algumas das variedades disponíveis, atendendo a diversos gostos. As variedades mais escuras são fonte de betacaroteno, vitamina K, potássio e ácido fólico — que aumenta a produção de glóbulos brancos e vermelhos.

 

SALADA VERDE COM VINAGRETE DE FRUTAS

Crédito: Divulgação

Ingredientes
Folhas de alface crespa
Folhas de alface crespa roxa
Folhas de alface mimosa
Folhas de radiccios
Folhas de endívias

Para o vinagrete
1/2 xícara (chá) de morango picado
1 colher (sopa) kiwi picado
Suco de 1 limão
2 xícaras (chá) de aceto balsâmico
2 colheres (sopa) de dill picado
1 colher(sobremesa) de azeite de oliva

Modo de preparo: Lave e esterilize as folhas. Passe pelo secador para retirar o excesso de água. Misture as frutas e junte os demais ingredientes do molho. Coloque as folhas em uma travessa e regue com o vinagrete.

Rendimento: 2 porções
Calorias por porção: 69

-----

MIX DE FOLHAS VERDES COM CAMARÃO


Ingredientes
6 unidades de camarão
1 colher (café) de sal
1 colher (sobremesa) de ervas frescas picadas
1 colher (café de gengibre ralado
1 pera em fatias
1 colher(chá) óleo
Folhas verdes a gosto

Modo de preparo: Tempere o camarão com sal e gengibre. Reserve durante uns 20 minutos. Unte uma frigideira com óleo e leve o camarão para grelhar. Desligue o fogo e salpique as ervas. Distribua as folhas verdes em pratos individuais e acrescenta a pera e o camarão.

Rendimento: 2 porções
Calorias da porção: 100

-----

PEIXE: Peixes e frutos do mar contêm zinco e selênio, principais componentes para diminuir a ansiedade. Os ricos em ácidos graxos Ômega-3 podem trazer resultados positivos no tratamento da depressão, pois auxiliam reduzindo os sintomas e melhorando o humor, a exemplo do salmão, sardinha, truta, arenque e atum.


CONGRIO ENVOLTO NA ACELGA COM COUSCOUS DE AMARANTO

Crédito: Divulgação

Ingredientes para o peixe
2 filés de congrio
2 dentes de alho picados
Suco de 1 limão

Pimenta do reino a gosto
Sal marinho não refinado a gosto
Folhas de acelga
20 ml de vinho branco seco

Modo de preparo: Colocar os filés para marinar com o limão, alho, sal e pimenta. Ferver rapidamente as folhas de acelga e esfriar em água gelada. Enrolar o filé na folha, colocar na forma e regar com o azeite e vinho. Assar a 180°C por aprox. 10 minutos.

Rendimento: 2 porções
Calorias por porção: 196

Ingredientes para o amaranto:
200g de amaranto em grãos
1 colher de sopa de hortelã picada
1 colher de café de sal marinho não refinado
Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: Cozinhar o amaranto em água até ficar al dente. Escorrer e temperar com o sal, a pimenta e o hortelã picado. Servir com o robalo.

Rendimento: 4 porções de 50g cada
Calorias : 179 kcal

 

Sobre o Kurotel

Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).