Com 35 anos de história na fabricação de chocolates na Serra Gaúcha a Caracol Chocolates, do Grupo JPLP, inaugurou dia 4 de julho, em endereço nobre de Gramado, sua primeira loja de percurso, A Fabulosa Loja de Chocolates Caracol. O novo empreendimento, localizado na Avenida Borges de Medeiros nº2605, tem 288 m² divididos em seis ambientes e três personagens como astros e inspiração para decoração e produtos.

 

Crédito: Tela Tomazeli

 

Pablo, Patricia e Julinho Cavichioni. Crédito: Rafael Cavalli

 

Será uma história ou uma lenda?

Acredito que elas se confundam na narrativa dos personagens lúdicos de nossos contos, bagagem passada de geração para geração. O urso, o soldadinho e a bailarina, quem não entrou em uma narrativa com esses personagens na sua infância e, ainda hoje, já adulto, aguça a sua lembrança afetiva ao vê-los? Daí ‘a fabulosa’ se confirma, ‘a memória faz a imaginação voar...’ (Rubens Alves).

A narrativa da “A Fabulosa Loja de Chocolates “ inicia com a presença da Guarda Real, honraria que merece a primeira parada como cenário para fotografias, afinal, ela guarda todo o mistério contido no reino do Soldado Chocolito, da Bailarina Cacau e do Urso Caramelo.

 

Crédito: Rafael Cavalli

 

A Sala do Carrossel leva o imaginário às músicas que embalavam o vai e vem dos cavalinhos, os quais nos agarrávamos eufóricos sob a vigília de nossos pais. Ali, O Soldado Chocolito faz a fez de guardião.

 

Crédito: Tela Tomazeli

 

Entramos no Mercado Caracol, um armazém composto do mais delicioso chocolate caseiro, fruto de 36 anos de pesquisa para servir sabor em excelência, aroma peculiar, formas originais, receitas que utilizam apenas a gordura natural do cacau e do leite – sem gordura hidrogenada/trans e, roupagens que carregam talento inovador. Uma experiência gastronômica única ao paladar.

 

Crédito: Tela Tomazeli

 

Crédito: Tela Tomazeli

 

Seguimos, mas lembre-se, fique atento aos detalhes, sempre. Ao entrar na “A Fabulosa Biblioteca de Receitas Caracol” sugerimos que seus olhos percorram todos os detalhes pois ali está o local mais precioso de sua visita, é o lugar sagrado das receitas dos chocolates da Caracol, onde o Urso Caramelo trabalha incansavelmente em novas fórmulas. Um bom lugar para você literalmente sentar em uma xicara e degustar as receitas.

 

Crédito: Tela Tomazeli

 

Crédito: Tela Tomazeli

 

Crédito: Rafael Cavalli

 

Prepare-se para encontrar a Bailarina Cacau. Você sabia que ela, por um descuido, esqueceu seu ursinho na Biblioteca e foi depois disso que ele tomou forma, criou independência e passou a ser o guardião da Biblioteca de receitas?

A Bailarina Cacau habita o imaginário do sonho em um cenário branco, a céu aberto. Ali ela dança incansavelmente em um cenário bem característico de Gramado, entre a névoa que se confunde com sua roupagem e o azul do céu, como o pintado nos livros. A cor de seu imaginário está no “Mundo de Faz de Conta”. Sem idade cronológica, as cores fixam uma memória afetiva de imediato. É hora de saborear um sorvete.

 

Crédito: Tela Tomazeli

 

Crédito: Tela Tomazeli

 

Crédito: Rafael Cavalli

 

Talvez você tenha que fazer esse percurso mais de uma vez: primeiro para aguçar suas memórias afetivas e fotografar; depois para investigar todos os sabores e formas para seu paladar e, em seguida, para conhecer a coleção de souvenirs que inclui os personagens e camisetas deliciosas para dedicar seu amor ao chocolate.

 

Crédito: Rafael Cavalli

 

Crédito: Tela Tomazeli

 

Crédito: Tela Tomazeli

 

Crédito: Rafael Cavalli

 

A proposta e concepção do projeto é de Max Tavares do Grupo 33 e a MChecon, empresa paulista com expertise no desenvolvimento de cenografias e projetos é quem assinou a execução.

O investimento no novo ponto ultrapassa R$ 2,5 milhões e abriu 36 novos postos diretos de emprego. A expectativa é de que ainda em julho, mês de inauguração, 65 mil pessoas visitem o endereço.

A loja está aberta das 10h às 22h durante a semana. Nos finais de semana das 9h até que tenha público. Não é cobrada entrada.