Raízes no lago 

À frente do Laken, os irmãos Gabriela e Guilherme Ruschel Michaelsen dividem as tarefas, os sonhos e os projetos de vida, numa união de esforços recheada de lembranças e afetos familiares.

Como bons bisnetos, netos e filhos de gramadenses, acompanhando os pais, Romeu e Branca, Gabi e Mica, como são chamados pelos amigos, criaram-se brincando soltos com os primos pela Serra.  Formado em Economia e Direito, Guilherme sempre vislumbrou um negócio familiar, e trocar o estilo de vida e migrar para uma cidade como Gramado nunca o assustou. Gabriela é advogada. Lá pelo ano 2000, quando ainda se dedicavam à carreira jurídica, os irmãos começaram a pensar mais seriamente no assunto: “Aqui sempre foi a nossa casa também”, conta Guilherme.

Desse desejo nasceu o Laken, abençoado pela natureza em cerca de 150 mil metros quadrados, verde, mato e céu em sua mais exuberante forma e cor natural. Asfaltado, com cabeamentos subterrâneos, contornos de arquitetura moderna acompanhada de um refinamento rústico, resultado do projeto assinado por Rudy Fork, pioneiro de muitos condomínios do litoral gaúcho. Os 65 lotes têm em média mil metros quadrados. Será erguido também no empreendimento um edifício de seis apartamentos com cerca de 300 metros quadrados de área privativa.

Em 2008, iniciou-se efetivamente o desenvolvimento do projeto do Laken, juntamente com os planos de Guilherme e Gabriela de trocar a capital gaúcha por Gramado e morar no novo condomínio. 

Ainda na estrutura do condomínio de alto padrão, haverá quadra de tênis coberta, piscina térmica com raia para natação, sala de jogos, sauna, sala gourmet, espaço de churrasqueira e espaço kids, wine house e fitness. Gabriela conta que viver em Gramado é maravilhoso: “O melhor é o dia a dia. A segurança, o trânsito e o astral das pessoas. Posso passear de carro com o vidro aberto, ou com meu cachorro, de madrugada, sem medo. Saio de casa a cinco minutos de qualquer compromisso. Em todos os lugares, sou bem atendida e com eficiência. Nos finais de semana, ainda aproveito a cidade como turista, usufruindo das muitas opções de lazer”. O que faz toda a diferença. 

Para mim, bisneta, neta e filha de gramadenses e identificada com essa cidade tanto quanto os irmãos Michaelsen é um prazer e uma emoção estar de mãos dadas nesse projeto. Para juntos, darmos os primeiros passos por essas terras, plantando um pouco dos nossos sonhos, como fizeram nossas famílias. Eles com o seu empreendimento e eu com a edição temática Serra Gaúcha da minha revista, a Bá. Nas cidades das nossas raízes. Admiração e carinho por esses dois irmãos. Reforçando os laços que há muitas décadas uniu nossos queridos avôs, Walter Bertolucci e Lindolfo Ruschel. Felizes que devem estar lá no céu.

Bem- vindo Laken!
Mariana Bertolucci
Jornalista